Editorial

O desafio da Educação

5 SET 2018 • POR • 23h59
Melhorar os índices de educação é um desafio gigantesco que percorre as esferas municipal, estadual e federal. Os mecanismos de acompanhamento dos investimentos, do trabalho pedagógico e de fiscalização também são importantes.
Nesta semana, o governo federal divulgou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 
O índice foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.
Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o País, e a Prova Brasil – para os municípios.
O DS publicou nesta semana, os índices das cidades da região.
No caso de Suzano, a rede municipal de ensino de Suzano superou a meta estipulada referente ao ano passado. Os estudantes do 5º ano do ensino fundamental ciclo I vêm apresentando uma evolução desde 2009. Entre 2015 e 2017, a nota subiu de 5,9 para 6,3, acima da meta para este ano, que era de 5,9. Cerca de 1,5 mil alunos foram avaliados.
O secretário de Educação de Suzano, Leandro Bassini, considerou os resultados positivos neste período e destacou o trabalho dos professores e de toda equipe em cada unidade. O resultado de 2017, para ele, foi fruto da implantação de uma nova filosofia da atual gestão, onde procura-se ouvir os educadores e oferecer conforto e liberdade para que eles possam pensar e organizar as possibilidades pedagógicas.
Há dois indicadores para se obter um referencial no ensino fundamental ciclo I: a Provinha Brasil, aplicada para alunos matriculados no 2º ano, e a Prova Brasil, para estudantes do 5º ano. Mas só são válidos para o Ideb os resultados dos alunos do 5º ano. Já os dados da Provinha Brasil são para uma avaliação diagnóstica que visa investigar as habilidades desenvolvidas pelas crianças e assim verificar a qualidade do início da alfabetização.
Não há dúvida de que o investimento em educação tem de ser prioridade para garantir resultados positivos até em outras áreas.
A melhora na meta, estipulado pelos índices de controle, é um sinal de que os programas e projetos podem estar caminhando em uma boa direção.
No entanto, ainda é preciso investir mais; garantir a qualificação e reconhecimento do trabalho de professores.