CPTM mantém projeto de trem direto de Suzano até a Luz
Companhia mantém projeto de trazer o serviço expresso leste até Suzano após a finalização de obras da estação
8 SET 2018 • POR Aline Moreira - de Suzano • 23h54
CPTM pretende ampliar o número de viagens do trem expresso até a Estação Luz - Sabrina Silva/Divulgação
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) pretende ampliar o número de viagens do trem expresso até a Estação Luz, sem a necessidade de transferência em Guaianases. Atualmente, a companhia realiza cerca de 30 viagens diretas na linha 11-Coral.
Por enquanto, o projeto de ampliação está em fase de estudo. A CPTM confirmou que pretende manter o projeto de trazer o serviço Expresso Leste até Suzano assim que as obras e as intervenções no plano de vias para a sua operação estiverem finalizadas. Dessa forma, a transferência de trens da linha 11-Coral será feita em Suzano para os passageiros que embarcarem nas Estações de Mogi das Cruzes (Estudantes, Mogi, Braz Cubas e Jundiapeba).
Os candidatos ao governo do Estado de São Paulo estão com promessas de retirar de vez a baldeação de Guaianases e não inclui - lá na Estação Suzano, caso sejam eleitos. Para os candidatos, a baldeação gera desconforto aos passageiros e atraso nas viagens a São Paulo.
Opinião
Para passageiros que utilizam o transporte férreo todos os dias para se deslocarem a São Paulo, o trem direto até a Estação Luz traria benefícios a população. Porém, com o transporte direto, o número de veículos deveria aumentar para que as superlotações não ocorram.
"Se for circular mais trens, com certeza vai melhorar muito a viagem e com isso diminuir o tempo de espera nas Estações", conta a estudante Isabelly Vitorino, de 20 anos. Isabelly utiliza os trens da CPTM todos os dias para se deslocar até a Estação de Metrô Ana Rosa, em São Paulo. Ele relata que espera, em média, 20 minutos para a troca de trens em Guaianases. "A viagem direta a São Paulo facilitaria muito o dia-a-dia das pessoas, é mais vantajoso para quem precisa utilizar esse transporte", diz.
Para o agente comercial Jean Carlos, de 24 anos, a retirada da baldeação irá diminuir a aglomeração de pessoas da Estação Guaianases. "Com o trem seguindo viagem direta, a bagunça na troca de trens acaba, principalmente nos horários de pico. Além do mais, isso gera conforto aos passageiros", conta. Carlos também enfatiza a logística dos trens, com a viagem direta, o aumento de veículos deve aumentar para suprir as demandas.
Já a atendente de telemarketing Cátia Barros, de 30 anos, prioriza a diminuição do tempo da viagem a São Paulo como vantagem da retirada da baldeação. "Só traria benefícios, a começar pela diminuição no tempo da viagem, diminuição de pessoas aguardando em Guaianases, mais circulação de trens etc. Essa troca não deveria existir pois não ajuda em nada", conta.