Editorial

Ressarcimento da CPTM

20 SET 2018 • POR • 23h59
As falhas ocorridas no sistema de operação das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) trazem uma grande preocupação para o passageiro, que utiliza o meio de transporte todos os dias.
É evidente que os trens são o meio de transporte mais utilizado, o mais aprovado por causa do fácil acesso. No entanto, as dificuldades do dia-a-dia trazem grandes transtornos e insatisfação para os passageiros.
Pelos recentes levantamentos, da própria CPTM, há falhas no sistema de operação. Mas é preciso criar mecanismos para reduzir as falhas e, principalmente, fazer com que o passageiros não seja mais prejudicado.
O DS trouxe reportagem, na edição de ontem, que o Estado enviou à Assembléia Legislativa de São Paulo Projeto de Lei (PL) que obriga a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) a ressarcir os passageiros em casos de pane dos trens. A proposta, porém, não tem data para ser votada. Mesmo que ainda siga em tramitação, o projeto causa satisfação em passageiros suzanenses. 
Na prática, o projeto prevê que a CPTM pague o valor correspondente de até 5 passagens, ou seja, R$ 20. E que a companhia ofereça ao passageiro uma alternativa de condução, em casos de incidentes notáveis. Há ainda uma multa, em desfavor da companhia, no valor de R$ 4,5 milhões por cada vez que o sistema dos trens registrarem falhas graves.
Mas, nem tudo são flores na PL. No texto, diz que o ressarcimento não inclui "paralisações por agentes externos", assim se referindo a ocorrências envolvendo o furto de cabos e/ou alagamentos e descargas elétricas na rede.
Para a proposta começar a valer, a medida precisa ser aprovada na Alesp. Até o momento, não há prazo para esta pauta entrar em votação no próximo ano, já que em 2018 segue em ano eleitoral. 
A qualidade da vida urbana está associada à qualidade da mobilidade. E as ferrovias desempenham função primordial nesse contexto, pois trazem muitos benefícios para as comunidades por onde passam e para o país como um todo.
Diante dessa importância das ferrovias, elaboramos uma série sobre o tema, dividida em duas partes. A primeira aborda a história das ferrovias no Brasil e os benefícios do uso desse meio de transporte. Já a segunda, que será publicada no dia 30 de junho, explica o papel desempenhado pelos trens da Vale nesse cenário.
Na história, a ferrovia está geralmente associada a um determinado ciclo econômico. Com isso, ela se torna parte da história local e também das lembranças de moradores. Por isso, não é incomum objetos de vagões e histórias das ferrovias fazerem parte de exposições de museus de cidades, principalmente no interior. Em algumas delas, a ferrovia se tornou, inclusive, um patrimônio histórico.
É importante garantir melhora na qualidade do sistema da CPTM para evitar novas falhas.