Zoonoses

Mais de 140 animais são castrados em campanha da Prefeitura de Suzano

Esta foi a segunda edição da iniciativa em 2018; ainda estão previstas mais duas ações neste ano, em outubro e em dezembro

24 SET 2018 • POR de Suzano • 16h11
Na oportunidade, 90 cães e 51 gatos foram castrados de forma gratuita - Maurício Sordilli/Secop-Suzano

O Departamento de Controle de Zoonoses de Suzano realizou no último sábado (22) a 2ª edição da campanha de castração de cães e gatos. A ação, voltada a pessoas de baixa renda e cuidadores e protetores de animais de rua, ocorreu na antiga sede da Câmara, das 9 horas às 13h30. Na oportunidade, 90 cães e 51 gatos foram castrados de forma gratuita.

O cadastro dos interessados teve início em julho deste ano. A primeira edição aconteceu em 4 de agosto, quando 152 animais foram atendidos, sendo 98 cães e 54 gatos. Para este ano, ainda estão previstas mais duas ações: em outubro e em dezembro. Para 2019, já há atividades confirmadas até abril, que é quando vence o contrato com a empresa responsável, a Clínica Veterinária Estimakão, de São Paulo. Após esse prazo, haverá uma nova licitação.

A coordenadora do Departamento de Controle de Zoonoses, Priscila Arap, destacou que iniciativas desse tipo mostram a responsabilidade da população para com os pets. “Infelizmente, existem hoje muitos cães abandonados e isso acaba levando a uma procriação descontrolada. Sem contar os maus tratos e os riscos de mordedura”, alertou.

O evento do último sábado foi conferido de perto pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, que parabenizou o grande interesse dos munícipes pela castração. “Vir até aqui é uma atitude muito importante. A campanha tem por objetivo manter a saúde da população animal e por isso vamos dar continuidade a esta ação que impacta o dia a dia de todos nós”, disse o chefe do Executivo.

Para participar das próximas edições, o interessado deve efetuar um cadastro na Secretaria de Saúde ou na Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, ambas localizadas no Centro Unificado de Serviços (avenida Paulo Portela, 210 – Centro) munido de um documento com foto e comprovante de residência. A prioridade de atendimento é para pessoas de baixa renda e cuidadores e protetores de animais de rua.