Editorial

Laudo dos bombeiros

17 OUT 2018 • POR • 23h59
O DS trouxe, na edição de ontem, uma reportagem preocupante sobre as creches no Alto Tietê.
Levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou que 81,8% das creches municipais do Alto Tietê não possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o que equivale a 9 de 11 escolas fiscalizadas. 
A situação preocupa porque os prédios abrigam crianças “da primeira infância” e que deveria estar estudando em um prédio mais seguro.
As prefeituras prometem fazer adequações nos prédios após a constatação do Tribunal de Contas.
Mas é importante que a regularização seja efetiva o mais rápido possível para garantir um atendimento às crianças de forma mais segura.
A ação do TCE foi realizada em 27 de setembro nas cidades de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano.
O levantamento também constatou que somente duas creches da região possuem o AVCB. São elas: a Agostinho Pereira Bahia, na Vila Virgínia, em Itaquaquecetuba e a Alcides Cardoso, no Jardim Yone, em Ferraz de Vasconcelos. 
Em Suzano, por exemplo, as duas unidades de ensino fiscalizadas não possuem a documentação. As escolas fiscalizadas foram a Elisabeth Ubeda Rodrigues, no Parque Maria Helena e a Escola Municipal Michel Goldberg, no Centro.
Os fiscais também observaram irregularidades nas unidades. 
Na Elisabeth Ubeda Rodrigues, os fiscais do TCE também verificaram problemas quanto às condições do prédio. 
O DS ouviu a Prefeitura. Por meio da Secretaria Municipal de Educação de Suzano, a administração informou que as fiscalizações do TCE são importantes para que a municipalidade direcione os recursos, sempre melhorando os serviços. 
São 91 unidades escolares municipais e as questões encontradas nestas duas escolas terão as adequações providenciadas, visando sempre a segurança e bem estar dos alunos e funcionários (os reparos já estão no cronograma da Manutenção Escolar).
Segundo a Prefeitura, os apontamentos auxiliam a gestão a aprimorar cada vez mais a infraestrutura oferecida aos alunos suzanenses.
É importante que a situação seja realmente resolvida para que os prédios escolares, de creches, possam, cada vez mais, atender os estudantes com mais segurança, garantindo o amplo acesso aos ensinamentos dos primeiros anos das crianças nas escolas. As falhas foram apontadas para que exista uma melhora.