Editorial

Reconhecimento

19 OUT 2018 • POR • 23h59
Um trabalho reconhecido. Assim a Patrulha Maria da Penha de Suzano está concorrendo ao selo de Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O projeto é extramamente importante e eficaz em Suzano.
É de apoio à mulher vítima de violência doméstica, que fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas e de segurança. 
É um instrumento a mais na luta contra a violência.
Em Suzano, o programa de atendimento às vítimas de violência doméstica contra as mulheres foi selecionado ao lado de mais sete projetos e é o único do Brasil exercido por uma Guarda Civil Municipal.
Nesta semana, a presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi, fez o anúncio, durante a celebração de quatro anos da patrulha na cidade.
O selo, que tem como objetivo reconhecer práticas desenvolvidas pelas instituições policiais e guardas municipais com potencial de transformação em cenários de vulnerabilidade à violência, teve como tema, neste ano, o “Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”.
A patrulha tem garantindo resultados satisfatórios. Com o objetivo de inibir agressões e garantir o cumprimento da determinação judicial, o projeto em Suzano se destaca.
O projeto sobre a Patrulha Maria da Penha foi inscrito para receber o selo em agosto. No mês seguinte, foram anunciados os oito finalistas e Suzano fazia parte dessa lista. 
É, sem dúvida, uma informação a se comemorar, sobretudo pelo reconhecimento da atuação da patrulha pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública como uma das oito melhores do País. 
Vale destacar, inclusive, que a nossa GCM foi a única finalista. 
Em Suzano, a Guarda Civil Municpal (GCM) tem todos seus agentes capacitados para o atendimento às vítimas de violência, com o objetivo de oferecer suporte às mulheres.
Todo o trabalho começa com a Delegacia de Defesa da Mulher. Eles recebem os casos de agressão e passam os cadastros das mulheres para a Patrulha Maria da Penha, que faz todo acompanhamento e monitoria, a fim de assegurá-las.
Nesse momento, a união de forças para o trabalho combate à violência e proteção da mulher é imprescindível. 
O trabalho em Suzano vem ganhando reconhecimento e pode ainda mais se fortalecer para garantir a segurança necessária às mulheres vítimas de violência.