Caderno D

Suzanense do projeto 'Vivências Culturais' é aprovado no Teatro Bolshoi

Arthur Mota, de 9 anos, está entre os 14 escolhidos pela instituição de Joinville na categoria Dança Clássica Masculina 1ª Série

22 OUT 2018 • POR de Suzano • 23h48
Bolsista ingressará no Curso de Dança Clássica com duração de até oito anos - Maurício Sordilli/Secop
Um aluno do projeto Vivências Culturais, promovido pela secretaria de Cultura de Suzano, foi aprovado na seleção nacional da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em Joinville - Santa Catarina, que ocorreu nos últimos dias 19, 20 e 21. Trata-se de Arthur Bezerra Mota, de 9 anos, que está entre os 14 escolhidos na categoria Dança Clássica Masculina 1ª Série. Ao todo, 800 crianças e adolescentes selecionados de todo o País participaram da disputa, que chegou a registrar um índice de 121 candidatos por vaga.
 
Suzano havia recebido em abril deste ano uma das audições de balé da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a partir de uma parceria com a administração municipal. Na ocasião, cinco alunos do projeto Vivências Culturais de Suzano foram pré-selecionados para participar da etapa final realizada no último final de semana. Destes, três avançaram ao segundo dia de testes e, na sequência, Arthur acabou sendo aprovado. Ele agora tem o direito de se tornar bolsista e ingressar no Curso de Dança Clássica, com duração de até oito anos. O período de matrícula será de 1º a 30 de novembro de 2018. 
 
A seleção nacional teve início na sexta-feira, 19, e terminou no domingo, 21. Concorrentes de 22 Estados brasileiros, do Distrito Federal e da Argentina participaram do processo, com exames médicos-fisioterápicos e artísticos. Foram aprovadas 40 crianças, que começam na primeira série, e oito adolescentes, que vão para as séries mais avançadas. A lista completa com os nomes de todos os selecionados pode ser conferida no site www.escolabolshoi.com.br.
 
De acordo com a instituição, além de ensino gratuito, oferecido pelos Amigos do Bolshoi, os alunos recebem benefícios como alimentação no local do curso, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica e atendimentos odontológico preventivo, fisioterápico, nutricional e médico de emergência/urgência pré-hospitalar. As aulas começarão em fevereiro de 2019. A manutenção da bolsa será de acordo com o rendimento do aluno no curso regular de ensino e no de dança. As despesas pessoais, de moradia e de alimentação no dia a dia são de responsabilidade dos familiares.
 
“Para nós é uma alegria imensa ver a aprovação de uma criança da nossa cidade em uma instituição artística que leva o nome de uma das maiores escolas de dança clássica do mundo, que é o Bolshoi. Estamos testemunhando o nascimento de um futuro bailarino. E essa satisfação aumenta ainda mais pelo fato de o Arthur ser aluno do curso de dança oferecido pela Prefeitura de Suzano por meio do projeto Vivências Culturais. E ainda destaco a participação dos outros quatro alunos do município que também participaram da seleção nacional e muito nos orgulharam”, destacou o secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo.
 
Em Joinville, Arthur esteve acompanhado de seus familiares e também da coordenadora de Dança da pasta, Juliana Lawall. “As ações que a Prefeitura de Suzano, por meio da secretaria de Cultura, vem proporcionando aos bailarinos da cidade são de suma importância para o crescimento profissional e pessoal deles. A experiência vivenciada pelos cinco alunos da cidade no Bolshoi foi de grande valia para novas oportunidades. Desejo sucesso ao Arthur e que o seu caminho seja brilhante”, destacou ela.
 
Filial do renomado Teatro Bolshoi da Rússia, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil funciona na cidade catarinense de Joinville desde 15 de março de 2000. Todo ano, no mês de outubro, é realizada uma seleção para ingresso de novos alunos para os cursos básico e técnico de dança clássica. Entretanto, para participar, é necessário ser classificado na pré-seleção que ocorre por meio de audições em diversos lugares do País.