Cidades

Moradores da Vila Amorim reclamam de bueiro entupido na Rua Padre Eustáquio

Problema persisti há dez meses e vem causando desconforto na população local

23 OUT 2018 • POR Amanda Moreira - de Suzano • 10h38
Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana, informou que uma equipe irá até o local para avaliar a situação e providenciar o reparo do mau cheiro do bueiro - Sabrina Silva/Divulgação
Um bueiro entupido há dez meses vem causando desconforto para moradores da Rua Padre Eustáquio, no bairro Vila Amorim, em Suzano. Além do mau cheiro, o problema da água suja também incomodam os vizinhos, já que o entupimento do esgoto fica próximo às residências.
 
Para a aposentada Tereza Petreca, de 70 anos, a preocupação é de que o problema mantenha e cause ainda mais transtornos. "Ano passado tivemos o mesmo problema na rede de esgoto, e passamos o final do ano tendo que aguentar o mau cheiro e o excesso de água suja. A Sabesp veio para limpar, mas em seguida, o entupimento voltou novamente", explica a aposentada.
 
Ainda de acordo com os moradores, o bueiro que fica na altura do nº 257 é o responsável pelo esgoto acumulado em frente às residências, sem contar que, outra boca de lobo atrás de um comércio, também sofre com o mesmo problema de entupimento. "Quando chove o problema é ainda maior, faz mais de dez meses que estamos nessa situação e nada é resolvido", comenta o vendedor Raul Nascimento.
 
Moradora há mais de 50 anos no bairro, a aposentada de 84 anos, Maria Aparecida Lima, conta a reportagem que para resolver o problema de água acumulada em frente as residências, os vizinhos precisam "varrer" a sujeira ou até mesmo, lavar as calçadas para amenizar o odor forte do esgoto, entretanto, a água suja segue para a casa ao lado. "Não temos outro jeito, precisamos varrer essa água suja até o final da rua", conta.
 
Cansada de reclamar do problema do bueiro entupido, a moradora Cristina Gomes da Silva, de 50 anos, é a que mais sofre com a água suja, pois o acúmulo da sujeira fica em frente sua calçada.
 
"Quando as eleições estão próximas, tudo é resolvido, mas depois que acaba, os políticos ficam surdos aos problemas da população. Eles cobram um absurdo de impostos e temos que reclamar de um bueiro entupido, que é um problema antigo e que já deveria ser solucionado há tempos", desabafa.
 
Em nota, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana, informou que uma equipe irá até o local para avaliar a situação e providenciar o reparo do mau cheiro do bueiro.