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Para sindicato, fim da baldeação só acontece após investimentos

Entidade cobra melhorias nas linhas da CPTM, antes de iniciar projeto para o fim das paradas em Guaianazes

4 NOV 2018 • POR Marilia Campos - de Suzano • 01h00
Sindicato defende investimentos, antes de baldeação - Sabrina Silva/DS
O Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários da Zona Central do Brasil não se anima com as propostas de fim de baldeação na estação Guaianases, na Linha 11- Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). De acordo com a entidade, o projeto só tende a caminhar mediante mais investimentos na linha, o que ainda não teria sido suficiente para suportar os trens do Expresso-Leste em todas as viagens às cidades do Alto Tietê. 
 
"Não tem como acabar com a baldeação. Seria bom se acontecesse, mas do jeito que a linha está, é complicado", diz o secretário de imprensa do sindicato, Lourival Pereira Santos Júnior. Entre os apontamentos do representante da entidade sindical, estão a demanda ainda existente por novos trens, uma vez que as viagens entre Guaianases e o município de Mogi das Cruzes ainda dependem de trens antigos. "A gente pensa que seria muito bom fazer uma linha direta entre Estudante a Luz, mas se parássemos hoje com a baldeação, teríamos problemas porque o sistema não suporta". 
 
Junior garante que a instituição também tem se empenhado em defender o fim da baldeação, por meio da cobrança de maiores investimentos do Estado. "Seria mesmo melhor eliminar a baldeação, isso é cansativo, atrasa todo mundo. Mas precisamos de investimento em trens, na linha, na via aérea e nas estações, de forma geral".
 
Conforme publicado em setembro, eliminar a transferência em Guaianases também é uma vontade da própria CPTM, que pretende aumentar o número de viagens do trem expresso até a Luz. Hoje, a linha 11- Coral realiza 30 viagens diretas. A medida estudada pela Companhia prevê a estação Suzano como ponto de baldeação para os passageiros que seguem a Mogi. Para isso, é preciso que as obras da parada suzanense estejam completamente finalizadas. Recentemente, as estações mogianas (Jundiapeba, Braz Cubas, Mogi e Estudantes) também passaram por melhorias. 
 
Para Junior, os investimentos apresentados ainda são superficiais e insuficientes para viabilizar o fim das baldeações. "O problema não é realmente solucionado, todos os dias vemos falha da linha, falta de energia, são inúmeras coisas que falta atenção", disse ao criticar a gestão estadual, que novamente segue nas mãos dos tucanos mediante a eleição de João Doria (PSDB) como governador.
 
"Para nós, a eleição foi uma catástrofe. As pessoas pedem por mudança no país, mas se mantêm com o mesmo governo estadual há mais de 20 anos", finalizou.