Suzano

EDP culpa iluminação de Natal por sobrecarga no sistema de energia

Empresa ressalta que teria de ser informada sobre instalação de grandes cargas de energia em enfeites elétricos provisórios

19 DEZ 2018 • POR de Suzano • 00h04
Lojistas reclamam das condições sem energia elétrica - Sabrina Silva/Divulgação
A EDP São Paulo informou nesta terça-feira (18) que realizou inspeção técnica na rede de energia que abastece o Centro de Suzano e constatou sobrecarga no sistema por causa da instalação de enfeites de Natal na cidade.
 
Segundo a EDP, os enfeites foram instalados sem conhecimento da empresa.
 
A distribuidora adotou as medidas necessárias para a proteção do sistema. “A empresa ressalta, que, caso haja instalação de grandes cargas de energia em enfeites elétricos provisórios, a concessionária deve ser informada de forma antecipada para preparar a rede, em caso de necessidade”, informou a EDP em nota.
A companhia enfatizou também que, em caso de qualquer anormalidade com a rede elétrica, deve ser contatada imediatamente pelos canais de atendimento.
 
Nesta terça-feira, o DS ouviu os comerciantes da região central de Suzano, eles afirmaram que a falta de energia aconteceu durante todas as tardes desde a última sexta-feira (14). 
 
Os comerciantes destacam que casos parecidos com este vem acontecendo desde janeiro, e dizem que nenhuma ação efetiva foi tomada pela concessionária elétrica.
 
Segundo eles, a falta de energia acabou gerando prejuízo para as vendas, em especial para os estabelecimentos que trabalham com o setor alimentício. Funcionários relatam que muitos produtos acabaram estragando por conta da falta de refrigeração. 
 
O gerente de açougue, Antonio Carlos, disse que a falta de energia já chegou a durar mais de 5 horas. Em um único dia o açougue calculou uma perda de 100 quilos de mercadoria, os produtos foram descartados, pois acabaram perdendo a temperatura correta. 
 
Prefeitura
 
O Procon entrou em contato novamente com a concessionária de energia na tarde de ontem e cobrou uma solução, em razão do novo apagão verificado ontem - que gerou uma reclamação de comerciantes da área central.
 
A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana mantém equipe de manutenção semafórica em plantões diurnos e de sobreaviso no período noturno.
 
Contudo, devido à instabilidade no fornecimento de energia da região central os equipamentos precisam ser reiniciados manualmente após quedas de energia.
 
O local em questão já encontra-se normalizado.