Cidades

Projetos visam melhorar áreas urbanas e resgatar o título de ‘Cidade das Flores’

22 FEV 2019 • POR Aline Moreira - de Suzano • 13h56
Em entrevista ao programa "DS Entrevista", Souza comentou sobre o atual trabalho que vem sendo desenvolvido pelo departamento - Bruna Nascimento/Divulgação
Melhorar o ambiente urbano, de forma sustentável, e integrar os projetos com a população suzanense são as prioridades da Diretoria de Praças, Parques e Jardins de Suzano, que atualmente conta com a liderança do diretor Márcio Alexandre Souza. 
 
Em entrevista ao programa "DS Entrevista", Souza comentou sobre o atual trabalho que vem sendo desenvolvido pelo departamento, a importância do Viveiro Municipal Tomoe Uemura para Suzano e os futuros projetos para a cidade, que envolvem a criação de um espaço exclusivo para pets, a abertura de novas turmas para o curso de jardinagem e o projeto do "Viveiro Itinerante". 
 
"A ideia do departamento é ocupar os espaços públicos, conscientizar o suzanense da importância que eles têm na transformação da cidade. A população é peça fundamental nesse trabalho", conta. 
 
De acordo com Souza, o Viveiro Municipal - que recebeu mais de 12 mil visitantes e cultivou mais de 20 mil mudas em 2018 - é referencia no município por conta do trabalho desenvolvido no local. A ideia para 2019 é aumentar a produção de flores para trazer o apelido carinhoso que Suzano recebeu anos atrás, cidade das flores, de volta e contribuir com cursos profissionalizantes para a população. 
 
"Nós criamos um programa, o "Flores para a cidade das flores", que está bem avançado na produção. Com isso, queremos aumentar o número de mudas no Viveiro. Para esse ano pretendemos produzir em torno de 4 a 5 mil mudas por mês", explica. 
 
Além disso, a parceria com o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) tem dado certo e deve continuar em 2019. Segundo Souza, os cursos de jardinagem na prática e os workshops desenvolvidos deverão abrir novas turmas em breve. 
 
A outra novidade do departamento é, além de ampliar e revitalizar as praças e hortas comunitárias através do programa "Suzano Mais Bonita", criar um espaço exclusivo aos animais de estimação. O "Play Pet" está 80% pronto e deve fomentar o cuidado animal no município.
 
"Será um espaço destinado ao lazer dos animais. Iremos fazer arrecadações de ração, reuniões para discutir o bem estar animal, promover feiras de adoção, etc", adianta. A entrevista completa pode ser conferida na página do Diário de Suzano no Facebook.