Segurança

PM reconhece falta de efetivo para atender escolas e incentiva parceria com a GCM

Informação foi divulgada durante a solenidade do tradicional "Café com Comandante"

18 ABR 2019 • POR Aline Moreira - de Suzano • 23h58
De acordo com a major e chefe da divisão administrativa do CPA/M-12, Patrícia Felix de Souza, a PM não possui efetivo suficiente para atuar constantemente em todas as unidades de ensino, e que por essa razão a parceria com os municípios seria de grande aj - Sabrina Silva/DS
O Comando de Policiamento de Área Metropolitana (CPA/M-12) de Mogi das Cruzes e região incentiva a parceria entre a Polícia Militar (PM) e a Guarda Civil Municipal (GCM) para atuar nas rondas escolares e com isso contribuir para a segurança nas instituições. 
 
De acordo com a major e chefe da divisão administrativa do CPA/M-12, Patrícia Felix de Souza, a PM não possui efetivo suficiente para atuar constantemente em todas as unidades de ensino, e que por essa razão a parceria com os municípios seria de grande ajuda. 
 
"Todas as iniciativas de parceria na área de segurança pública são bastante relevantes para nós. Então, a colaboração da GCM para a ronda escolar é extremamente benéfica à população. Nós incentivaremos essas medidas de parcerias", explica. 
 
A tragédia na Escola Estadual (E.E) Profº Raul Brasil tem deixado diversos estudantes, funcionários e pais preocupados com a segurança nas escolas públicas. A major Patrícia salienta que o Comando, juntamente com as diretorias de ensino da região, está traçando medidas protetivas para evitar quaisquer tipos de ameaças às escolas. 
 
"Essas iniciativas não são localizadas, o comando geral do Estado já tomou a decisão de promover esses encontros com as diretorias visando um melhor aparato e melhores conduções para evitar qualquer tipo de incidente dessa natureza", conta. Segundo Patrícia, as reuniões ainda estão sendo feitas e em breve, novas ações serão apresentadas e colocadas em prática. 
 
Projeto de utilizar policiais da reserva recebe apoio
 
Além do incentivo às parcerias com a Guarda Municipal, o comando da PM se mostrou favorável ao projeto da Prefeitura de Suzano de utilizar policiais da reserva para atuar nas seguranças das instituições de ensino. 
 
"Esse é um projeto que ainda está em trâmite, mas com certeza se houver a possibilidade de empregar policiais da reserva, que estejam em boas condições físicas, acredito que o comando do CPA não vai criar obstáculos ou ser desfavorável a ação", disse chefe da divisão administrativa do CPA/M-12, Patrícia Felix de Souza. 
 
Vale ressaltar que as rondas escolares foram intensificadas no entorno do Raul Brasil para garantir a segurança dos alunos, funcionários e familiares. 
 
De acordo com Patrícia, o aumento do efetivo só poderá acontecer na região mediante um estudo prévio que mostre a real necessidade de contratação. Recentemente, o Estado divulgou um edital para a contratação de mais policiais para atuar no efetivo; Patricia garante que após o processo de formação, alguns PMs podem ser destinados a região. 
 
Homenagens 
 
Durante o tradicional "Café com Comandante" realizado todos os meses na sede do CPA/M-12, 15 policiais militares de dois batalhões da região - 17º e 35º - foram homenageados. Na cerimônia, todos receberam certificado de destaque pelo desempenho de seus serviços no mês de março e abril. Os 11 policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) foram homenageados pelo desempenho no caso do roubo a bancos em Guararema. A homenagem de policial do mês ficou com o cabo José da Silva Junior (35º BPM/M) e o título de policial destaque da sede do Comando ficou com a cabo Renata de Souza Leite Martins.