Editorial

66 mil vacinados

7 JUN 2019 • POR • 23h59
Diferente de um resfriado, gripe é uma doença séria. Todos deveriam, anualmente, tomar vacina contra a influenza para evitar que o vírus entre no corpo e faça estragos. Menores de cinco anos, grávidas e maiores de 60, no entanto, estão mais susceptíveis às consequências negativas da doença, que pode levar à pneumonia e até mesmo à morte. Quanto mais frágil o indivíduo, maior a importância de se vacinar.
Portanto, a importância e´ grande. Nesta semana, em Suzano, a Prefeitura informou que atingiu, na quinta-feira, a marca de 66 mil pessoas vacinadas contra a gripe, segundo informações da Vigilância em Saúde do município. Apenas entre os grupos prioritários da campanha iniciada em abril e que se encerrou em 31 de maio (sexta-feira), mais de 58 mil indivíduos foram imunizados. Desde a última segunda-feira (03/6), a vacinação está aberta para o público em geral.
Especialistas explicam que a gripe, em muitos casos, pode ser grave. Ela não é apenas um resfriado convencional e traz consequências sérias ao grupo de risco, que são os menores de cinco anos e maiores de 60, além das mulheres grávidas.
Em Suzano, os registros da Vigilância em Saúde apontam que foram aplicadas 58.310 doses até o final da campanha. Com a liberação por parte da Secretaria de Estado da Saúde para a população, 8.377 pessoas procuraram os 21 postos do município nesta semana.
Entre 10 de abril e 31 de maio, a vacina contra H1N1, H3N2 e Influenza B foi destinada aos grupos que mais sofrem com a infecção viral. Neste período, foram realizadas mobilizações especiais, incluindo um “Dia D”, em dois sábados diferentes (04/05 e 18/05), em que foram organizados pontos volantes de vacinação no centro e na Estação Suzano da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
Os números de Suzano vão além. Com o final da campanha, os idosos foram os únicos que superaram a meta de cobertura, chegando a 98,2%. Na sequência aparecem pessoas com comorbidades (75,9%), crianças de até cinco anos (69,5%), mulheres que deram à luz recentemente (66%), gestantes (62,9%) e trabalhadores da saúde (58%) e da educação (86,7%).
No que se refere à oferta de doses da vacina, a Secretaria de Saúde de Suzano reafirma que está promovendo uma equalização nos postos para garantir que não ocorra interrupção no atendimento das pessoas que estão à procura de imunização. O atendimento é realizado em dias úteis, das 8h30 às 15h30.
O vírus da influenza pode causar a pneumonite viral. Além disso, o médico conta que uma infecção por esse vírus pode deixar o pulmão susceptível a infecções.