Cidades

Apae realiza na segunda-feira ato sobre inclusão social em Suzano

20 SET 2019 • POR Daniel Marques - de Suzano • 10h07
Objetivo da ação é reforçar a importância da inclusão social - Sabrina Silva/DS
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Suzano realizará, na próxima segunda-feira, 23, uma ação em referência ao 'Setembro Verde', mês oficial da luta pela Inclusão Social. O ato acontecerá na Praça Cidade das Flores, a partir das 9h30.
 
O objetivo da ação é reforçar a importância da inclusão social. Os alunos que integram a instituição serão levados até a praça. Lá, junto aos funcionários, eles distribuirão panfletos e fitas às pessoas que passarem pelo local.
 
Para o ato de conscientização, a Apae também convida a população para participar. A diretora geral da instituição, Claudineia da Silva Machado, sugere que as pessoas compareçam ao local com camiseta verde, para representar a causa. 
 
"Não é obrigatório (que vá de verde), mas quem quiser, compareça. Vamos conscientizar as pessoas sobre a inclusão social", diz.
 
Para Claudineia, a população precisa estar ciente do que é inclusão. Segundo a diretora, muitas pessoas acham que o termo se refere apenas à inclusão nas escolas. 
 
"Não é só isso. Quando falamos em inclusão, abrimos um leque de situações. Mercados, shoppings, hospitais, todos os lugares precisam ter inclusão", conta.
 
A diretora ainda afirma que muita gente acha que "quem está na Apae é doente". Segundo ela, essas pessoas não têm olhar para a questão, e que os profissionais da área devem ajudar a mudar isso. 
"Eles não são doentes, só precisam de um olhar mais cuidadoso. Temos que expandir a educação inclusiva", diz.