Cidades

Suzano melhora índice de escolaridade, e mantém taxas de riqueza e longevidade

Segundo dados divulgados pela Fundação Seade, Suzano apresenta crescimento em qualidade de vida

14 DEZ 2019 • POR Fernando Barreto - de Suzano • 00h04
Suzano melhora índice de escolaridade, e mantém taxas de riqueza e longevidade - Arquivo/DS
Suzano evolui no índice de escolaridade e sobe de categoria na pesquisa divulgada na última quinta-feira (12), pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).
 
A pesquisa é divulgada a cada dois anos, desde 2000, por um pedido da Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp).
 
A pesquisa analisa os índices de “riqueza”, “longevidade de vida” e “escolaridade” e pontua de 0 à 100 cada. A partir disso classifica os municípios do Estado em cinco categorias.
 
Suzano aparecia na categoria “desigual” - a segunda melhor categoria - na pesquisa divulgada em 2014. Nessa categoria as cidades possuem o índice de riqueza alta, mas apresentam baixa longevidade de vida ou baixa escolaridade.
 
As pontuações de Suzano nesse ano eram: 40 para “riqueza”, 68 para “longevidade” e 41 para “escolaridade.
Segundo a pesquisa de 2016, a cidade caiu para a pior das cinco categorias: “vulnerável”.
 
Nessa categoria, as cidades possuem os três índices baixos. Nesse ano, no índice escolaridade a cidade cresceu, passando de 41 para 47 pontos, mas caiu dois pontos em riqueza. Passou de 40 pontos em 2014, para 38 em 2016.
 
Na recente pesquisa a cidade volta a evoluir e sobe de categoria. Suzano passou para a categoria “transição”. Nessa, as cidades possuem baixa riqueza mas altos índices de escolaridade ou longevidade.
 
Segundo os dados a cidade manteve os mesmos pontos em riqueza (38) e em longevidade (68), mas evoluiu em 7 pontos em escolarização. Passou de 47 para 54 pontos.