Cidades

Em mais um ano, aposentado se dedica à figura de Papai Noel

Mais antigo Papai Noel da cidade de Suzano teve uma infância muito difícil

14 DEZ 2019 • POR Kemily Magela - de Suzano • 20h35
Há mais de 22 anos, o aposentado, pai de dois filhos e avô, resolveu, por influência de sua família alemã, sair na vizinhança vestido com as roupas de Papai Noel - Regiane Bento/Divulgação
Há mais de 22 anos, o aposentado Thomaz Fidalgo, pai de dois filhos e avô, resolveu, por influência de sua família alemã, sair na vizinhança vestido com as roupas de Papai Noel. “As pessoas conhecem o Papai Noel, mas não conhecem o homem que veste aquelas roupas e sai às ruas transmitindo felicidade”, disse.
 
O mais antigo Papai Noel da cidade de Suzano teve uma infância muito difícil. Passou por necessidade. O seu passado o incentivou a ajudar os outros.
 
Ele atende mais de 12 mil crianças todos os anos. Recebe cerca de 15 mil cartinhas todos os anos. Com uma agenda lotada, o aposentado Thomaz se fantasia todos os anos. Levando doces e brinquedos a crianças carentes. Visita hospitais, escolas, creches, focando principalmente em entidades na periferia. Geralmente as próprias instituição o convida. Faz arrecadações para a compra dos presentes. 
 
Ele já mudou a vida de muitas crianças. Emocionado conta histórias que o marcaram. "Uma vez estava no hospital e um rapaz tinha caído de moto. Quebrou a cabeça. Ele conversava sobre tudo. Mas não sorria. O pai estava com ele. Fui ao hospital. O pai dele falou: 'o Papai Noel está ali'. Ele deu um sorrisão gostoso. O pai ajoelhou e chorou". 
 
Essa e muitas outras histórias emocionantes aconteceram quando Tomas Fidalgo entrou em ação. Para ele, esse é o pagamento. Em suas palavras "é um trabalho que engrandece muito a alma da gente".
 
Tomas gasta, em média R$ 500 em suas roupas, no qual a própria esposa desenha e faz a costura. Dedicado, faz decorações natalinas pela casa inteira. Não tem ideia de quantos já gastou com toda fantasia e detalhes que a complementam. "Só o trenó está em torno de R$ 10 mil", comenta Thomaz.
 
Ele declara que pode se aposentar e fica triste por não ter ninguém até o momento para assumir o seu papel. "É complicado você achar alguém para fazer tudo de graça né". Mais: "É muito cansativo. Porém a sensação é muito grande", conclui.