Cidades

Defesa Civil acompanha vazão d'água da Lagoa Azul em córrego no Jardim Márcia

Com a chuva, a lagoa ficou com o nível acima do normal

9 JAN 2020 • POR Marcus Pontes - de Suzano • 11h08
Moradores do Jardim Márcia relatam receio com o aumento da vazão d'água da Lagoa Azul - Daniel Marques/Divulgação

Atualizado às 14h57

Moradores do Jardim Márcia relatam receio com o aumento da vazão d'água da Lagoa Azul. O grande volúme está desaguando em um córrego localizado na Rua José de Almeida. A Defesa Civil disse nesta quinta-feira, 9, estar acompanhando a situação. O órgão deve aguardar a chegada de especialistas para determinar ou não se há riscos de rompimento da vala. (veja abaixo nota da Prefeitura sobre as chuvas no Alto Tietê).

Um vídeo, gravado por um morador e enviado ao WhatsApp do DS, mostra a situação do local. Na filmagem, é possível ver um grande volume de água saindo por um cano e desaguar no córrego. 

Segundo o assessor estratégico da Secretaria de Segurança, Jefferson Ferreira dos Santos, o Prefeito da Academia, o cano é de uma antiga obra realizada no local, para drenar a água da Lagoa Azul até o córrego que desagua no Rio Guaió. "Como encheu muito, com 80 milímetros de chuva na quarta-feira, ela (vazão) está tranquila. Técnicos do Meio Ambiente e Obras foram avisados. Geólogos vão verificar possíveis riscos de rompimento da vala", explicou.

Ainda de acordo com ele, a limpeza e desassoreamento foi realizada no passado. E, com isso, propiciou à situação atual. "Dessa água não há riscos de alagamento no bairro, tampouco em outras regiões", estimou. À tarde, a Prefeitura atualizou a situação dizendo que técnicos constataram não haver riscos de rompimento e, tampouco, alagamento no bairro e/ou em outras regiões por causa da vazão. "A Prefeitura destaca que as equipes de manutenção continuam nas ruas da cidade realizando os trabalhos de limpeza e de zeladoria. A Defesa Civil segue à disposição, atendendo pelo telefone 4745-2150", finalizou. 

Apesar do relato dado pelo assessor estratético, o DS flagrou que a vazão d'água tem sido tranquila. Contudo, no cruzamento da Rua José de Almeida e a Avenida Paulista, a água está subindo de maneira anormal, em razão de uma ponta do córrego a boca de lobo estar com lixo acumulado. 

Nota 

O atendimento das equipes do Plano Verão de Suzano foi imediato durante a chuva do fim da tarde de ontem. No município choveu aproximadamente 80 mm em um período de 60 minutos na tarde desta quarta-feira (8) - quantidade muito acima do esperado, que era de apenas 23 mm para o dia todo.
 
As equipes da Defesa Civil, GCM, Manutenção, Fundo Social e Assistência e Desenvolvimento Social estão atendendo as famílias afetadas. No Jardim Quaresmeira, os técnicos acompanham de perto a situação neste momento (sua equipe esteve no local para o registro).
 
No Jardim Monte Cristo, a lâmina d'água obrigou algumas famílias a deixarem suas residências. Agora pela manhã, as equipes da Assistência e Desenvolvimento Social fazem o cadastro para determinar quais as necessidades destas famílias, agora que a água baixou.
 
O atendimento do Plano Verão é realizado pelo 4745-2150 - casos de emergência devem ser comunicados neste telefone de plantão. 
 
A Defesa Civil orienta a população para que em caso de formação pesada de chuva, não circule em áreas onde pode haver alagamento ou saia de imóveis localizados em áreas de risco.
 
O sistema de drenagem de água pluviais no município depende da vazão para os rios Guaió e Tietê e, por isso, é preciso que DAEE conclua o desassoreamento dos mesmos. Este serviço será fundamental para evitar novos transtornos em caso de temporais como o de ontem.