Região

Condemat pede recursos federais para ações de proteção ao coronavírus

Intuito da reunião foi para alinhar ações de prevenção e contra o vírus no Alto Tietê

7 FEV 2020 • POR Carolina Rocha - da Região • 05h00
Secretários se reuniram ontem para debater ações contra o coronavírus - Regiane Bento/Divulgação
A destinação de recursos financeiros federais aos municípios do Alto Tietê para compra de insumos às redes públicas de atendimento, principalmente equipamentos de proteção para os profissionais da saúde, é uma das demandas urgentes apresentadas ontem, durante reunião dos secretários de Saúde da região para discutir sobre o coronavírus. 
 
O governo federal aprovou na quarta-feira a liberação de R$ 140 milhões para as ações do coronavírus em todo o País. O Alto Tietê vai pleitear junto ao Ministério da Saúde o repasse imediato de verbas diretas aos municípios.
 
Ontem, a Câmara Técnica de Saúde do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) discutiu medidas a serem adotadas diante da epidemia de coronavírus, que se espalha rapidamente por vários países. 
 
A região não tem nenhum caso da doença, mas o fato de abrigar - em Guarulhos - o principal aeroporto internacional do Estado, por onde circulam 130 mil passageiros/dia, e a proximidade do Carnaval, que atrai turistas de todos os lugares, aumenta a preocupação e reforça a necessidade de ações preventivas.
 
Durante coletiva de imprensa, a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do Condemat, Adriana Martins, informou as medidas que foram definidas no encontro. 
 
“A gente fez um alinhamento da necessidade da região, que se porventura haja o aumento da notificação de casos suspeitos, nós precisaremos principalmente de uma estrutura hospitalar.”
 
Ainda assim a coordenadora enfatizou que não é necessário o alarde da situação na região. “A gente não precisa ter alarde, mas a gente precisa ter um procedimento consciente e preventivo”.
 
No último dia 3, o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde descartou o caso suspeito do coronavírus em Mogi das Cruzes. 
 
A secretária de Saúde de Mogi, Rosângela Débora da Cunha, enfatizou que “todos os municípios do Alto Tietê estão preocupados, assim como o mundo inteiro.”
 
Além disso, ela disse que o grande problema em relação à prevenção do vírus é a falta de leitos de UTI de isolamento (Unidades Intensivas de Tratamento), mas que essa questão “não é apenas Mogi, ou o Alto Tietê, é o país inteiro.”
 
A diretora técnica da Secretaria de Saúde de Suzano, Tania Mara Porfírio, disse que logo que a cidade tomou conhecimento da proliferação do vírus, a secretaria informou aos profissionais da saúde e passou os protocolos clínicos caso haja a suspeita da doença no município.
 
“Todos os profissionais receberam um material técnico para apoiar na condução do caso, se houver. Esperamos que não aconteça.”
 
Sobre o Carnaval nas cidades que o Condemat abrange, a coordenadora Adriana disse que “é uma preocupação”, mas que no momento, ainda não existe nenhuma recomendação do Centro de Operações Emergenciais(COE), quanto ao cancelamento ou necessidade de ajuste nos eventos, apesar de ser preocupante neste momento.
 
“O Alto Tietê não é diferente do restante do País, que já tem os seus municípios com os eventos programados para praticamente daqui há duas semanas”, finaliza Adriana.