Jovem é aprovado no Sisu após curso com professores voluntários de Ferraz
João Vitor Ferreira Gonçalves, de 18 anos, vai estudar Física na Universidade Federal Fluminense (UFF)
Um jovem, de 18 anos, cursará Física na Universidade Federal Fluminense (UFF) após realizar o Cursinho Popular Martin Luther King, um preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado por voluntários e que acontece todos os sábados, em Ferraz.
Motivo de orgulho para professores e colegas de curso, João Vitor Ferreira Gonçalves começa na UFF em 16 de março. Além dele, outros 34 alunos já foram aprovados na primeira chamada para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para o Programa Universidade para Todos (Prouni) no projeto, que é totalmente gratuito e realizado por mais de 20 professores, que tiram dinheiro do próprio bolso e dedicam tempo para formar alunos.
O professor de história e coordenador do curso, Vagner Marques, conta que os alunos têm todo o suporte para participarem do projeto. Não há cobrança de mensalidade ou alimentação. “Nunca pedi para o João, mas tenho certeza que um dia ele vai voltar e ser nosso professor”, conta.
A média é de 150 alunos que iniciam o ano no projeto. A expectativa de Vagner é que 60 sejam aprovados neste primeiro semestre, uma vez que ainda falta a segunda chamada para alunos do Sisu e Prouni.
Rotina
João Vitor é morador da Cidade Tiradentes, bairro da Zona Leste de São Paulo, e acordava de madrugada para se deslocar até o curso. “Acordava cinco horas, tomava banho e ia. O resultado é um sentimento de gratidão pelo curso e de missão cumprida”, contou o jovem.
“Sei que muitas pessoas optam por um caminho mais fácil. Consegui superar isso com a ajuda do professor Vagner. Quero agradecer e espero retribuir em dobro um dia”, emendou.
O curso
O Cursinho Popular Martin Luther King fica localizado na Rua Tapiras, 100, Vila do Americano, em Ferraz. As aulas acontecem todos os sábados, das 8 às 18h45.
As inscrições foram encerradas na última sexta-feira, 7. A aula inaugural será no próximo sábado, 15.