Cidades

35 presos do CDP de Suzano com Covid saem de isolamento

23 OUT 2020 • POR Thiago Caetano - de Suzano • 13h04
35 presos do CDP de Suzano com Covid saem de isolamento - Regiane Bento/Divulgação
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que os 35 presos do Centro de Detenção Provisória de Suzano (CDP) que testaram positivos para Covid-19 estão recuperados e já saíram do isolamento social. Entre os servidores, 23 infectados pela doença também estão recuperados e retornaram para o serviço.
 
A pasta informa que todas unidades da secretaria têm tomados medidas de prevenção dentro das penitenciárias, como a distribuição de máscaras, luvas, aventais e produtos para higienização das mãos, como o álcool em gel. Os presos recebem kits de higiene e máscaras, que foi ampliada nos últimos meses. Ainda segundo a pasta, "As unidades também recebem recursos complementares para fazer a aquisição dos itens dispendidos ao longo da quarentena".
 
Casa
 
A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa) informou também que não existe mais nenhum infectado pela doença em suas unidades na região do Alto Tietê, em Arujá e Itaquaquecetuba. Em junho, a autarquia registrou 67 casos positivos para o coronavírus em suas unidades. Na ocasião, foi criado um Comitê de Gerenciamento de Crise. A fundação também informa que todo adolescente que entra no sistema socioeducativo, com ou sem sintomas de Covid-19, é isolado dos demais internos por 14 dias, em um local provisório, e recebe "orientações quanto à higienização, distanciamento e uso de máscaras, protocolos de saúde usados pela Fundação Casa visando evitar a disseminação entre os demais jovens e servidores". 
 
A Superintendência de Saúde da Fundação Casa, tem distribuído máscaras aos adolescentes e os servidores. Nos centros, os trabalhadores recebem equipamentos de proteção individual (EPI) e também recebem orientações "sobre os procedimentos de limpeza e higiene a seguir". Atividades presenciais seguem suspensas. Ainda segundo a Fundação, "as atividades pedagógicas foram substituídas por uma agenda especial, aplicada pelos servidores do pedagógico da Fundação Casa". 
 
O órgão também informa a criação do "Canal Família", para que os familiares dos jovens em medidas socioeducativas mantenham o diálogo. O canal está disponível no site da Fundação Casa e também pelos telefones 0800 777 3272 (gratuito) ou (11) 2927-9950.