Cidades

Comitês de candidatos têm cerca de 50 voluntários em Suzano

Dos seis candidatos, dois optaram por não realizar comissões por questões financeiras ou de cuidados sanitários

24 OUT 2020 • POR Daniel Marques - de Suzano • 23h22
Comitês de candidatos têm cerca de 50 voluntários em Suzano - Regiane Bento/Divulgação
Ao menos 50 funcionários e voluntários trabalham em comitês dos candidatos a prefeito de Suzano. Dos seis candidatos, dois optaram por não realizar comissões por questões financeiras ou de cuidados por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
 
Dos seis candidatos, Israel Lacerda (PSL); Jorge Romanos Junior (DEM), o Jorginho Romanos; Lisandro Frederico (Avante); e Rodrigo Ashiuchi (PL) têm comitês. Vanderli Ferreira Dourado (PT), o Derli do PT; e Rodrigo Fernando Assis dos Santos (PCdoB), o Professor Rodrigo Assis, não realizaram comitê. Enquanto o petista diz que não tem recurso, o candidato do PCdoB alega cuidados com aglomerações.
 
“Respeitando as orientações sanitárias e o bom senso básico, não estamos promovendo aglomerações. Nossa candidatura está sendo construída nas redes sociais, com a divulgação de propostas, e através de reuniões com nossos apoiadores e militantes”, justificou Rodrigo Assis. 
 
Já Derli falou das dificuldades: “Estamos fazendo campanha com muitas dificuldades. Comitê tem um custo muito alto, e o pouco que temos de recurso, achamos melhor colocar na campanha. Está muito difícil conseguir dinheiro para essa campanha”.
O candidato Israel Lacerda (PSL) instalou seu comitê na Rua Vinte e Sete de Outubro, 211, no Centro. A unidade serve para fazer toda a parte organizacional da campanha, tanto a digital quanto ao planejamento de rua, reuniões com os candidatos e questões contábeis.
“O comitê cuida de toda a organização da campanha. Temos um grupo de cerca de 20 pessoas, a maioria de voluntários”, explicou Lacerda.
 
Já Jorginho Romanos (DEM) colocou seu comitê na Rua Regina Cabalau Mendonça, 875, no Jardim Japão. A unidade, assim como a de Lacerda, conta com cerca de 20 funcionários. “Distribuímos material e usamos nosso comitê para reuniões políticas. Também atendemos os candidatos da coligação”, destacou Jorginho. Jorginho vai inaugurar, ainda hoje, mais oito comitês.
 
Com dez voluntários, o candidato Lisandro Frederico (Avante) tem um comitê instalado no Centro, ao lado da Praça dos Expedicionários, na Rua Expedicionário Abílio Fernandes, 167. Segundo a assessoria do candidato, o equipamento foi aberto “a duras penas”. 
“A campanha do Lisandro não usa Fundo Eleitoral. É feita na base de quem acredita no projeto. O comitê serve como ponto de concentração dos candidatos, suas equipes e dos apoiadores do Lisandro, seja para conversar, trocar ideias ou para pegar o material de campanha disponibilizado por lá”, informou.
 
A assessoria do Partido Liberal não divulgou quantos funcionários o candidato à reeleição, Rodrigo Ashiuchi (PL) tem em seu comitê, situado na Rua Baruel, 145, na Vila Costa. Mas disse que é um espaço que abriga um auditório para reuniões disponível aos candidatos da coligação.
 
“Ashiuchi está realizando visitas aos comitês descentralizados dos candidatos a vereador do grupo suprapartidário. Recentemente, o candidato à majoritário do PL esteve na Vila Helena, na região do Raffo; no Parque Buenos Aires, no distrito de Palmeiras; no Miguel Badra Baixo, na região norte; entre outros”, informou a assessoria.