Região

Candidatos abusam da criatividade e usam nomes curiosos em busca de votos

Tem de tudo: nomes de animais, personagens de desenhos, filmes e séries, personalidades e profissões

25 OUT 2020 • POR Daniel Marques - da Região • 05h00
Candidatos abusam da criatividade e usam nomes curiosos em busca de votos - Arquivo/DS
Cara de cachorro, Pau no Gato, Batoré, Sapo Joe. A criatividade dos candidatos a vereador nas cinco cidades mais populosas da região não tem limites nas eleições deste ano. 
 
A busca por uma identidade – um nome marcante para o pleito deste ano – fez com que muitos candidatos escolhessem nomes “diferentes”, que aparecerão nas urnas no dia 15 de novembro.
Tem de tudo: nomes de animais, personagens de desenhos, filmes e séries, personalidades e profissões. Tem até gente com o mesmo nome do partido, como é o caso do candidato chamado "PSD", em Ferraz.
 
Aliás, Ferraz é, das cinco cidades, a que possui maior número de candidatos com nomes engraçados na lista. Bisteca, Cadu Gladiadores, Catarina Conta História, Dei, Fiona e Pode Pá são algumas das "pérolas" disponíveis para a população votar. Para o cientista político Olavo Câmara, a ideia de escolher nomes “diferentes” pode trazer popularidade para os candidatos. 
“É um nome popular, que ajuda o candidato. Se ele for conhecido assim, facilita muito para a votação. As pessoas têm três nomes: o que os pais deram, o que ele é conhecido e o que ele mais gosta. É uma boa ideia”, argumentou.
 
Suzano não fica muito atrás de Ferraz. A criatividade vem forte para essas eleições. Tem até uma dupla de "Patos Rocos" se candidatando a vereador na cidade. 
 
E não para por aí: tem Rato Barbeiro e Sapo, além dos personagens Carlinhos "Eddie Murphy" e Seu Madruga, do seriado Chaves.
 
Já Poá tem uma exclusividade, pois é a única cidade que tem um Tiririca: o Tiririca de Poá. Porém, a exemplo de Suzano, a cidade também tem um Madruga.
 
Além deles, os eleitores poaenses também terão Cara de Gato, Tetinha e até o Broa como opções para votar neste ano.
 
Enquanto Poá tem o Cara de Cachorro, em Itaquá, uma das opções é o Cara de Gato. Se desejar, o morador da cidade terá também o Pangaré como opção. Outros nomes que chamam a atenção em Itaquá são o Cowboy da Madrugada e o Gardenal Sinistrão. Tem até barbeiro na lista: o Diego Estilo Raro Cabeleireiro.
 
Até Mogi das Cruzes não escapou dos nomes engraçados nestas eleições. Na cidade, há quem peça “Socorro de Jundiapeba” ou até o Sansão. Também tem candidato fazendo menção ao mundo animal, como o Vira Lata.
 
Nem o amor ficou de fora, com a candidatura de Isac Love. E claro, não teria como não ter um palhaço e um MC. Em Mogi, o Palhaço Bubu Babu e o MC Baleia tentarão conquistar eleitores neste ano.