Cidades

EDP investe R$ 2,4 mi em ampliação de subestação de energia de Suzano

Investimentos permitiram a implantação de novas tecnologias. Ação é de grande importância para o sistema elétrico local

30 OUT 2020 • POR de Suzano • 22h36
Distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê finalizou as obras de ampliação da Estação de Transformação de Energia (ETD) Colorado, em Suzano - Divulgação
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, finalizou as obras de ampliação da Estação de Transformação de Energia (ETD) Colorado, em Suzano. Com investimento de R$ 2,4 milhões, as melhorias beneficiarão mais de 40 mil unidades consumidoras (residências, comércios e indústrias). 
 
Foram implantadas novas tecnologias, além da instalação do 2º transformador de força de potência de 20/25MVA e mais um alimentador em 34,5kV, o que possibilitou a ampliação da capacidade de atendimento da estação em 125%. A ação é de grande importância para o sistema elétrico local e tem como objetivo acompanhar o crescimento e desenvolvimento econômico da Cidade de Suzano para os próximos anos, com mais robustez e flexibilidade energética. 
 
A construção, ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição são fundamentais para acompanhar o aumento da demanda de energia, conforme o crescimento das cidades. "Trabalhamos continuamente para garantir a excelência no atendimento aos nossos clientes, reforçando a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de energia dentro de elevadas condições técnicas e de segurança", ressalta Marcio Jardim, gestor executivo de projetos e construção da EDP. 
 
A subestação Colorado é 100% digitalizada e tem sua supervisão, comando, controle e proteção operada e supervisionada de forma remota via Centro de Operação Integrado (COI), localizado em Mogi das Cruzes. Atualmente, a EDP atende cerca de 5 milhões de pessoas em 28 municípios paulistas, por meio de 64 subestações. 
 
Sobre a EDP no Brasil
 
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina.
 
No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.