Cidades

OAB pede retorno de atendimento em guichê exclusivo a advogados

Ofício também pede efetivação do atendimento por videoconferência à categoria

30 OUT 2020 • POR Thiago Caetano - de Suzano • 23h10
Agência do INSS de Suzano continua com atendimento gradual. OAB faz reivindicação - Regiane Bento/DS
A Ordem de Advogados do Brasil (OAB) de Suzano enviou, nesta semana, um ofício para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cobrando o órgão sobre as providências que estão sendo tomadas para o retorno do atendimento no guichê exclusivo para os advogados. 
 
Outra reivindicação é a efetivação do atendimento por videoconferência, também destinado à categoria. 
 
“Enviamos um ofício ao INSS pedindo providências para o retorno do guichê de atendimento destinado aos advogados, bem como, para efetivação do atendimento que será feito por videoconferência, também destinado para a classe”, disse Silmara Feitosa, presidente da Comissão Previdenciária da OAB de Suzano. 
 
A presidente espera que a situação seja resolvida o quanto antes. “Esperamos que isso se normalize, porque por enquanto, os únicos atendimentos que estão sendo feitos na APS de Suzano é os serviços de perícia médica e exigências, isso quando o sistema permite”, contou. 
 
Atendimento de forma gradual
 
Ainda segundo Silmara, a agência do INSS de Suzano segue realizando atendimentos de forma gradual, através de agendamentos para evitar aglomerações e respeitar o distanciamento social por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19). 
 
O problema, segundo Silmara, está na falta de informação. “A desinformação prejudica quem precisa ter acesso aos serviços e benefícios do INSS”, finalizou. 
 
Agendamento
 
O agendamento pode ser feito pelo telefone ou pela internet, através do site do INSS na aba “Meu INSS”. 
 
Em setembro todas as 199 agências do INSS espalhadas pelo Estado de São Paulo retomaram o atendimento presencial de maneira gradual, menos em Suzano, retornando apenas no dia 5 de outubro. 
 
Na ocasião, Silmara encaminhou um ofício pedindo esclarecimentos sobre as providências que o instituto estaria tomando para que a agência fosse reaberta e também criticou a falta de informação.