Cidades

Seis cidades vão comemorar feriado da Consciência Negra

Contudo, os serviços essenciais , como de segurança, saúde e trânsito vão funcionar normalmente na data

12 OUT 2020 • POR Lucas Lima - de Suzano • 23h59
Prefeitura informou que haverá o feriado municipal da Consciência Negra na sexta-feira - Regiane Bento/DS
O feriado municipal da Consciência Negra será comemorado, na sexta-feira, em seis cidades do Alto Tietê. Contudo, os serviços essenciais, como de segurança e saúde, vão funcionar normalmente. Dos outros quatro municípios que não celebrarão a data, apenas Ferraz de Vasconcelos antecipou o feriado.
 
Em Suzano, a Prefeitura informou que haverá o feriado municipal da Consciência Negra. No entanto, o Executivo disse que os serviços essenciais permanecerão funcionando, mas os detalhes serão divulgados ainda nesta semana.
 
Itaquaquecetuba também comemorará o feriado. A Prefeitura afirmou que fica suspenso o expediente das repartições públicas municipais, com exceção de setores que funcionarão normalmente como: limpeza pública, cemitérios municipais, velório, ambulância, área de saúde, serviços de trânsito e Defesa Civil.
 
Outro município que celebrará o feriado é Arujá. Igual a Suzano e Itaquá, serviços essenciais funcionarão normalmente durante a data. Entre eles estão os atendimentos no Pronto Atendimento (PA) Central, o Posto de Atendimento Médico (PAM) do Parque Rodrigo Barreto e a Maternidade Municipal, assim como o trabalho de coleta de lixo comum e reciclável, a Guarda Civil Municipal (GCM), os velórios e os cemitérios públicos.
 
Por outro lado, o atendimento no Paço Municipal de Arujá, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas demais repartições públicas, incluindo os serviços da Secretaria de Assistência Social, serão interrompidos a partir de sexta-feira e retornará na segunda-feira.
 
Em Santa Isabel também haverá o feriado da Consciência Negra. No entanto, os serviços de coleta de lixo, de fiscalização de trânsito e de meio ambiente, além dos setores de saúde vão estar emfuncionamento. A mesma situação acontecerá em Biritiba Mirim e Salesópolis.
 
Outras quatro cidades não celebrarão o feriado. Entre elas está Ferraz de Vasconcelos, que antecipou a folga. De acordo com a Prefeitura, o feriado da Consciência Negra foi adiantado devido ao incentivo do isolamento social durante a pandemia da Covid-19, por isso, todos os serviços funcionarão normalmente durante a data. 
 
Em Guararema, Mogi das Cruzes e Poá não terá feriado e os serviços seguem normalmente.