Editorial

Combate à Covid-19

20 NOV 2020 • POR • 05h00
As ações de combate à Covid-19 prosseguem nas cidades da região e no Estado. O objetivo é tentar conter o aumento dos casos de coronavírus.
Na edição de ontem, o DS trouxe reportagem mostrando que a Secretaria de Saúde de Suzano segue com as ações de combate à Covid-19, mas alertou: caso a população não siga com as orientações de manter o distanciamento social e o uso constante de máscara, um possível aumento no número de casos pode levar ao recuo na classificação do Plano São Paulo, levando ao retorno nas restrições.
A reportagem mostrou que todos os procedimentos adotados no início da pandemia, como a higienização constante das mãos, o uso de máscara em ambientes abertos e fechados, a evasão a locais com grande aglomeração de pessoas e a higienização de alimentos e itens comprados recentemente devem ser adotados pela população, com o intuito de não apenas evitar o retorno da Covid-19 mas também de outras doenças.
A Prefeitura de Suzano mantém o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, capitaneado pela Secretaria Municipal de Saúde, que promove as orientações junto aos órgãos públicos municipais - incluindo as redes municipais de Saúde e Educação, diretoria de Fiscalização de Posturas, Ouvidoria Geral do Município, entre outros. O trabalho do Comitê de Enfrentamento apresentou a base técnica para a decisão do município de Suzano em não retomar as aulas presenciais nas escolas em 2020, decisão que foi tomada em outubro deste ano. 
É importante que as ações sejam mantidas para garantir a redução dos casos.
O decreto municipal 9.524/2020, promulgado em 10 de outubro, segue em voga estabelecendo todas as ações que devem ser tomadas para a garantia da saúde e bem-estar da população.
A Secretaria de Saúde de Suzano informa que acompanha diariamente, desde o início da pandemia, todos os casos suspeitos, confirmados, descartados, além dos óbitos decorrentes da Covid-19 e pacientes que recebem alta médica. 
A Secretaria de Saúde de Suzano reiterou também que, embora a região do Alto Tietê encontre-se na Fase 4 (Verde) do Plano São Paulo de Retomada das Atividades, locais como shopping centers, estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes, salões de beleza e barbearias, academias de ginástica e todos os eventos, convenções e atividades culturais obrigatoriamente devem adotar protocolos sanitários e com limite de 60% de sua capacidade.
Os procedimentos estão sendo tomados.
É importante que a população se conscientize também da importância do distanciamento social.