Região

Em debate, Marcus Melo e Caio Cunha apresentam propostas

Esta é a segunda vez na história de Mogi que ocorre segundo turno. A primeira vez foi na eleição de 2000

25 NOV 2020 • POR Matheus Cruz - de Mogi • 22h38
Candidatos apresentaram propostas para Mogi - Reprodução
Em debate realizado na manhã desta quarta-feira (25) pela Rádio Metropolitana, em Mogi, o prefeito e candidato à reeleição, Marcus Melo (PSDB), e o vereador e candidato a prefeito, Caio Cunha (Podemos), apresentaram propostas para vencer os desafios da cidade nos próximos quatro anos. 
 
No primeiro bloco, cada candidato respondeu três perguntas selecionadas pelos organizadores do debate. O adversário teve um minuto para comentar a resposta do outro, e por fim, o primeiro a responder teve direito a tréplica. Os assuntos abordados no primeiro bloco foram: habitação, esporte, mobilidade urbana, segurança pública, saúde e turismo. 
 
Por ordem de sorteio, Caio Cunha iniciou respondendo a primeira pergunta. O candidato pôde apresentar suas propostas para habitação, depois foi a vez do atual prefeito, Marcus Melo, responder sobre o tema de esportes. Seguindo a mesma ordem, Caio respondeu sobre questões de mobilidade urbana e turismo e Marcus Melo, sobre segurança pública e saúde. 
 
No segundo bloco, os candidatos tiveram um confronto direto por 30 minutos sem interrupções. Cada um teve o tempo de 15 minutos para administrar como quisesse. Nas vezes que um candidato respondia, o cronometro individual começava a rodar, e o do adversário era parado. 
 
Caio Cunha abriu a série levantando a importância da representatividade feminina em sua candidatura, citando sua vice, a professora universitária Priscila Yamagami. Marcus Melo, em resposta, aproveitou para destacar a criação da Patrulha Maria da Penha, serviço de proteção às mulheres. 
 
Os candidatos também abordaram temas como a implementação do Polo Digital, desenvolvimento sustentável, mais investimentos para a Guarda Civil Municipal (GCM), IPTU e melhorias para as pessoas com necessidades especiais. Além disso, os candidatos trocaram acusações sobre os projetos de melhoria para César de Souza. 
 
Considerações finais
 
O último bloco foi destinado para os candidatos apresentarem suas considerações finais. Caio Cunha reforçou o momento histórico em que a cidade vive. Há 20 anos Mogi das Cruzes não possui uma disputa de segundo turno. “Estamos nos preparando há quase uma década, junto com as pessoas estamos construindo um projeto coletivo, de pessoas comuns, para que cada uma delas tenham voz. Quem conhece o nosso trabalho sabe que temos potencial e resultado”, finalizou Caio.
 
Marcus Melo aproveitou para relembrar sua experiência na administração pública ao lado do ex-prefeito Marco Bertaiolli. “Quero colocar à disposição minha experiência como gestor, Mogi já mudou e mudou para melhor. Meu trabalho é continuar ampliando as vagas nas creches e melhorar a saúde da nossa cidade, fortalecer a segurança da Guarda Municipal”, finalizou Marcus Melo.