Cidades

Black Friday movimenta ruas e aquece vendas no Centro de Suzano

Rua General Francisco Glicério é o principal corredor comercial da cidade

27 NOV 2020 • POR Matheus Cruz - de Suzano • 23h30
Black Friday movimentou o comércio da cidade ontem com promoções de preços - Regiane Bento/DS
A Black Friday movimentou as ruas do centro de Suzano nesta sexta-feira (27). Já tradicional na vida dos brasileiros, a data é esperada pelos clientes devido aos descontos nos mais variados produtos, também é motivo de alegria para os comerciantes, que veem as vendas alavancando neste período do ano.
 
Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), houve um clima de desconfiança nos dias que antecederam a campanha, por conta das restrições impostas pela pandemia. Mas os métodos usados pelos lojistas para evitar aglomerações, foram aprovados pelas clientes entrevistadas pelo DS. 
 
Na loja em que a aposentada Natalina Rodrigues, 59, comprou uma fritadeira, estava havendo fila para garantir o controle do número de pessoas dentro do estabelecimento. Segundo ela, foi preciso esperar 15 minutos para entrar. “No ano passado as compras foram muito mais difíceis, estava tudo muito cheio e tinha muita confusão. Como houve esse controle de entrada, ajudou para que as compras fossem mais tranquilas. Na loja eu fiquei cerca de 20 minutos, porque já sabia o que eu queria, então foi muito rápido”, comenta a aposentada que adquiriu um forno micro-ondas.
 
Na mesma loja de eletrodomésticos, os descontos nos produtos também agradaram os consumidores. É o que relata a dona de casa, Lívia Rodrigues, 28. “Os preços estão bons, os descontos em alguns produtos estão grandes. Essa fritadeira custa em torno de R$ 200 reais, hoje paguei só R$ 100, valeu a pena esperar”, completa.
 
Dos consumidores entrevistados que não tiveram tanto sucesso na Black Friday, a dona de casa Andreia dos Santos, 41, relata que chegou a fazer pesquisas de preços antecipadamente, mas ao chegar no dia da promoção, os valores estavam iguais. “Eu fiz uma boa pesquisa durante a semana, vi que os preços para televisão e geladeira estão bons. Mas neste ventilador, paguei o mesmo valor que estava há uma semana atrás, então não teve redução. Mesmo assim estou levando porque preciso”, relata. 
 
A Black Friday 2020 vai até domingo, dia 29 de novembro, mas os descontos podem emendar com as compras de fim de ano. Para compras neste período, a recomendação é que os consumidores busquem ainda mais informações sobre a loja ou empresa que está realizando a venda, inclusive, na venda online.