Cidades

Bolsa Família deixa de ser pago para 17 famílias na região

28 NOV 2020 • POR Daniel Marques - de Suzano • 20h03
Região tem, atualmente, 82.680 beneficiados. Em agosto, eram 82.697 - Agência Brasil
Ao menos 17 famílias deixaram de ser atendidas pelo programa Bolsa Família, do governo federal, entre os meses de agosto e setembro. A região tem, atualmente, 82.680 famílias beneficiadas. Em agosto, eram 82.697. Foram pagos R$ 2,06 milhões em benefício no nono mês deste ano. Os dados são do Ministério da Cidadania.
 
Metade das cidades da região apresentou queda em número de beneficiários. Outras quatro registraram aumento e um município, em setembro, manteve os mesmos números de agosto – Salesópolis, que teve 798 famílias beneficiadas nos dois meses.
 
Biritiba Mirim, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes e Santa Isabel apresentaram as reduções de setembro. A maior delas ocorreu em Itaquá, onde 45 famílias perderam o benefício em um mês. Depois, vem Santa Isabel, com 14 famílias.
 
Mogi das Cruzes, com dez inscrições; Guararema, com sete; e Biritiba Mirim, com cinco nomes foram as demais cidades que tiveram queda na quantidade de famílias beneficiadas entre agosto e setembro.
 
Em compensação, Poá ganhou 28 novos nomes em setembro. Em Ferraz, 16 famílias ingressaram no programa. Em Suzano, foram 13 pessoas, enquanto Arujá ganhou sete beneficiários. 
 
O número de famílias beneficiadas oscila mensalmente, como costuma justificar o Ministério da Cidadania. Há ingressos, cancelamentos e manutenções em benefícios.
 
Essas mudanças são relacionadas aos procedimentos de averiguação e revisão cadastrais, fiscalização, desligamentos voluntários, descumprimento de condicionalidades ou superação das condições necessárias para a permanência no Bolsa Família.