Cidades

CPTM arquiva projeto de parada do Expresso Turístico em Suzano

Projeto já não é mais discutido e, segundo a assessoria da CPTM, “não há previsão” para que isso aconteça

28 NOV 2020 • POR Daniel Marques - de Suzano • 22h00
Projeto já não é mais discutido e, segundo a assessoria da CPTM, “não há previsão” para que isso aconteça - Divulgação
O plano de parada do Expresso Turístico em Suzano, que havia sido discutido em 2017 pela Prefeitura e aprovado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), foi praticamente descartado pela empresa de trens. 
 
O projeto já não é mais discutido e, segundo a assessoria da CPTM, “não há previsão” para que isso aconteça. 
 
A decisão da empresa arquiva a proposta levantada há mais de três anos pela Prefeitura e que vinha sendo trabalhada “intensamente” pela atual gestão de Suzano.
 
“A pasta tem trabalhado intensamente em ações de fomento ao turismo na cidade, inclusive nesta solicitação da vinda do projeto Expresso Turístico no município. Porém, a avaliação da viabilidade do mesmo na cidade deve ser feita pela CPTM”, disse a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, em nota.
 
Em 2017, o então secretário de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano, Elvis Vieira, disse que a CPTM havia aprovado o projeto, mas pediu cautela com o assunto.
 
“A CPTM já aceitou nossa proposta, mas vamos com calma. Ainda mais que cabe à companhia criar uma harmonia entre as cidades para que o trem passe em ambas. O assunto surgiu de uma discussão regional, no Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). A princípio, o trem já passava pela cidade e temos todas as condições para recebê-lo. Precisamos fazer uma programação para ter essa atratividade”, disse Elvis, na época.
 
Atualmente, um dos trajetos do Expresso Turístico da CPTM passa pelo Alto Tietê. Ele sai da Estação da Luz, circula pelos mesmos trilhos da Linha 12-Safira, até chegar em Mogi das Cruzes. As viagens acontecem sempre no segundo sábado de cada mês, iniciando às 8h30 na Luz e retornando às 16h30, na Estação Mogi das Cruzes.
 
A Prefeitura de Suzano reforçou o interesse pelo Expresso Turístico na cidade, bem como “qualquer tipo de mobilidade urbana que possa eventualmente trazer melhorias na integração e desenvolvimento do Turismo”.