Cidades

Alto Tietê registra 367 casos de estupro até outubro deste ano

Cidade que lidera o ranking com maior número de casos registrados é Itaquaquecetuba

6 DEZ 2020 • POR Lucas Lima - da Região • 18h28
Alto Tietê registra 367 casos de estupro até outubro deste ano - Regiane Bento/DS
O Alto Tietê registrou, até outubro deste ano, 367 casos de estupro. Deste total, 283 foram estupro de vulnerável – contra menor, adolescente ou pessoa vulnerável, como deficiente, entre outros - e 84 foram de estupro. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo.
 
A cidade que lidera o ranking com maior número de casos registrados é Itaquaquecetuba. Ao todo, foram 89 estupros contabilizados nas delegacias do município. Deste total, 70 são estupro de vulnerável e 19 são de estupro. 
 
Com um caso a menos, Mogi das Cruzes vem na sequência. Dos 88 estupros, 69 são estupro de vulnerável e 19, igual de Itaquá, de estupro.
 
Suzano, na terceira colocação, contabiliza até outubro deste ano 71 casos. Destes, 54 são estupro de vulnerável e 17 de estupro.
 
A delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Suzano, Silmara Marcelino, acredita que o número de estupros em Suzano é inferior a realidade. “Muitas vítimas ainda têm dificuldade de fazer registro, principalmente crianças e adolescente, que demoram para contar para algum responsável. Na maioria dos casos do estupro de vulnerável são pessoas próximas que fizeram. É importante ter programas sociais alertando e ações na escola, para que consigam ensiná-los a se defenderem e terem coragem de denunciar”, frisa a delegada.
 
Poá e Ferraz de Vasconcelos registraram 32 e 28 casos, respectivamente. Na cidade poaense, 25 foram de estupro de vulnerável e sete de estupro. Já em Ferraz foram 18 de estupro de vulnerável e 10 de estupro.
 
Outras cinco cidades da região registraram menos que 25 casos. Santa Isabel vem com 23 casos, Arujá (19), Guararema e Biritiba Mirim, cada uma com seis casos, além de Salesópolis, com apenas cinco casos.