Editorial

Chuva na lavoura

9 DEZ 2020 • POR • 05h00
Fatores naturais impactam diretamente a produção agrícola. Temperatura, umidade, ventos e chuvas irregulares estão entre as principais condições às quais os produtores precisam se atentar. Para as épocas de estiagem, as técnicas já são muito difundidas, e existem sistemas avançados de irrigação a fim de conter os danos. Porém, no caso do excesso de chuvas no verão, ainda é necessário um trabalho de conscientização e proteção da lavoura.
O DS trouxe na semana passada reportagem mostrando que a chegada do período de chuvas já está acendendo a luz de alerta para os agricultores e produtores rurais de Suzano. O período chuvoso é contado do mês de dezembro a março, e provoca o encharcamento do solo, atingindo diretamente o cultivo e produção de hortaliças. O DS conversou com alguns produtores rurais e o clima é de preocupação. 
Produtores consideram que os prejuízos são inevitáveis, mas apostam que “pensar positivo ajuda”. Eles seguem rotina, sem focar tanto nos prejuízos, mesmo sabendo que eles virão. Durante a pandemia, os produtores relataram que não chegaram a ter grandes prejuízos. 
Por se tratar do setor alimentício, não houve queda nas vendas, por enquanto em Suzano. 
Em Suzano, a demanda de consumo de hortaliças é alta pelo fato do município estar próximo ao grande centro consumidor. Cada produtor vem realizando trabalho preventivo, reduzindo os investimentos e torcendo para São Pedro. 
A expectativa é que as chuvas ao menos não sejam tão carregadas, como em anos anteriores.
Os fatores indiretos também contam muito. O excesso de chuva e o prolongamento dos períodos com sol encoberto diminuem a luminosidade que chega até as plantas, o que impacta o cultivar que necessita de mais sol. Além disso, os danos aos galpões que armazenam a colheita podem comprometer o produto.
Chuvas fortes e em excesso podem causar alagamentos e destruir pontes, o que prejudica o transporte dos alimentos e aumenta os gastos. A infraestrutura rural pode ser severamente comprometida após temporais, atrasando ou inviabilizando atividades de tratos culturais.
Por outro lado, algumas lavouras se beneficiam das chuvas acima da média. 
A elevada umidade do solo traz ganhos para a produção de modo geral, o que pode aumentar, inclusive, a qualidade dos grãos nessa época.
Portanto, é importante que os produtores garantam planos e ações para tentar evitar prejuízos por conta das chuvas que devem atingir Suzano e a região neste final de ano e começo de 2021.