Editorial

Regras de funcionamento

10 DEZ 2020 • POR • 05h00
O comércio é obrigado a seguir regras de funcionamento durante a pandemia e quando isso não aconteceu são abordados pela fiscalização.
O DS trouxe, na edição de ontem, reportagem mostrando que, pelo menos 94 comércios foram multados pela Prefeitura de Suzano durante o período da pandemia da Covid-19. Oito estabelecimentos tiveram que ser interditados. Três deles, foram lacrados. As informações são do Departamento de Fiscalização de Posturas da Prefeitura do município.
O trabalho de fiscalização é obrigado a ser colocado em prática por conta de algumas lojas que não conseguem cumprir as normas e determinações.
A reportagem mostrou que o órgão recomenda que, tanto os donos dos estabelecimentos comerciais como os clientes, sigam as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). 
As recomendações para os comerciantes e clientes neste período é que as orientações da OMS e demais autoridades sejam observadas, como a prática de todas as medidas sanitárias (uso de máscara e álcool gel, distanciamento social, entre outros.
O trabalho de fiscalização é importante, mas também seria interessante que os comércios, cada vez mais, se conscientizem da importância de cumprir as normas, as regras estabelecidas para funcionamento com segurança durante esse período de pandemia.
As medidas ajudam, sobretudo, a diminuir a ocupação nos leitos de UTI dos hospitais da cidade. 
O último dado divulgado pelo órgão, a taxa de ocupação dos leitos para Covid-19 em Suzano é de 21,4%. 
As campanhas de conscientização também são importantes e devem ser seguidas. O trabalho deve ser reforçado neste sentido.
A Prefeitura informou que “conta com equipes que podem realizar as operações com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). As ações são feitas confirme roteiros planejados e atendimento de denúncias”. A Prefeitura pede para que a população auxilie, denunciando as irregularidades. As denúncias podem ser feitas pelo telefone: 4745-2046. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Outra opção, é ligar para Guarda Civil Municipal (GCM) pelos números: 153 (a partir de telefone fixo) e pelo 4746-3297 (atendimento 24 horas). Outro setor que também recebe as denúncias é a Ouvidoria Municipal, pelo número 0800 774 2007.
Portanto, é importante garantir o funcionamento do comércio, mas seguindo todas as normais estabelecidas pelas autoridades de saúde.