Caderno D

Jornalista da região lança livro 'Cultura Infantojuvenil sob a Perspectiva da Educomunicação'

Suéller Costa integra a publicação com um dos capítulos, no qual discorre sobre sua experiência em escolas do Peru durante uma pesquisa de campo para acompanhar abordagens pedagógicas inovadoras

10 DEZ 2020 • POR da Região • 16h08
Jornalista da região lança livro 'Cultura Infantojuvenil sob a Perspectiva da Educomunicação' - Divulgação

A jornalista Suéller Costa lançou, na quarta-feira (9), o livro “Cultura Infantojuvenil na Perspectiva da Educomunicação”. A publicação é uma obra coletiva que reúne artigos de 17 pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), da Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Os textos abordam as relações entre o uso das mídias e a expressão criativa de crianças e jovens na sociedade brasileira e internacional.

A autora da região, que também é pedagoga, educomunicadora e pesquisadora, descreve em seu capítulo a sua experiência em escolas peruanas durante um projeto de imersão realizado na região de Lima, no Peru. Após acompanhar a rotina pedagógica da rede La Casa Amarilla, ela traz uma análise da dinâmica pedagógica peruana e a sua relação com os pressupostos semeados pela Educomunicação. Devido à pandemia, o lançamento foi no formato virtual, no período das 17 às 19 horas, no canal da ABPEducom (Associação Brasileira de Educomunicação) no YouTube. O link de acesso é: https://www.youtube.com/watch?v=7GAVwLRRP00. O conteúdo está disponível na plataforma.

Ao longo do seu capítulo, Suéller traz a avaliação de suas passagens por unidades de ensino que integram a rede La Casa Amarilla, que seguem uma proposta pedagógica baseada na abordagem educacional desenvolvida nos centros de infância e pré-escolas de Reggio Emilia, originária da Itália. Nessas escolas, foi realizada uma pesquisa de observação de cunho participativo para acompanhar a rotina pedagógica e o traba­lho desenvolvido entre a família, os educadores e as crianças. Um dos objetivos desse acompanhamento foi analisar as aproximações de tal prática pedagógica com os princípios educomunicativos.

A obra é organizada  pelo professor doutor Claudemir Edson Viana e as pesquisadoras Juliana Pádua Silva Medeiros e Michele Marques Pereira. E, durante o encontro virtual, os autores e organizadores apresentarão as  suas investigações e os estudos realizados durante o percurso de produção dos trabalhos. A live contará também com a presença de três convidados para comentar as reflexões trazidas pela coletânea. A publicação tem patrocínio do Instituto Palavra Aberta e apoio do PPGCOM/ECA/USP e do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE/USP).

Além de Suéller Costa, integram a coletânea os também pesquisadores Claudemir Edson Viana, Christiane Pitanga, Douglas Calixto, Felipe Schadt, Gláucia Silva Bierwagen, Isys Rubião, Juliana Salles de Souza, Juliana Pádua Silva Medeiros, Lara Chaud Palacios Marin, Lealis Vaz Meleiro Lopes, Mariana Tambellini Faustino, Michele Marques Pereira, Renata Robazza, Valter Vicente Sales Filho, Vanessa da Silva Brenner Slongo e Wellington Nardes.

Trajetória 

Suéller Costa é jornalista, professora, educomunicadora e pesquisadora. Especialista em Estudos da Linguagem, Educomunicação, Tecnologias na Aprendizagem, Alfabetização e Letramento Digital. Recentemente, sob orientação do professor doutor Adilson Citelli, tornou-se mestre em Ciências da Comunicação, na linha de pesquisa Comunicação e Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade de São Paulo (USP). Sua dissertação, intitulada "Produção midiática no espaço educativo formal: análise de projetos autorais desenvolvidos sob a perspectiva da Educomunicação em unidades de ensino do Alto Tietê", investigou o processo de produção, organização e coordenação de projetos que inter-relacionam a Comunicação e a Educação articulados em escolas públicas do Alto Tietê nos três ciclos finais da Educação Básica: ensino Fundamental I (5º ano), Fundamental II (9º ano) e Médio (3º ano). 

Os vínculos com as pesquisas continuam, e, atualmente, integra os Grupos de Pesquisa (GP) Mecom (Mediações Educomunicativas), da ECA/USP, coordenado por Citelli; e Polifonia, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), coordenado pela professora doutora Edilane Teles. Atualmente, é  professora na Educação Básica; jornalista, com produção de conteúdos jornalísticos, acadêmicos e didáticos voltados a temáticas educacionais; articuladora de projetos educomunicativos nos ensinos formal e não formal;  e pesquisadora na interface Comunicação e Educação, com estudos direcionados à educação e produção midiática no espaço educativo. Também é sócia da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e membro do Grupo de Trabalho (GT) Comunicação e Educação, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Interessados em conhecer as práticas educomunicativas e os caminhos para desenvolvê-las no espaço educativo podem entrar em contato com a pesquisadora pelas suas redes sociais (@sueller.costa). Um novo projeto está em andamento, e, em breve, ela passará a divulgar algumas de suas ações idealizadas com o objetivo de disseminar a Educomunicação no Alto Tietê.