Polícia

GCM recupera veículo roubado com auxílio do sistema Detecta

Dois suspeitos foram detidos dentro do carro

14 DEZ 2020 • POR de Suzano • 17h04
GCM recupera veículo roubado com auxílio do sistema Detecta - GCM/Divulgação
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, recuperaram um veículo na Estrada dos Fernandes, na altura do bairro Chácara Faggion. A ação foi possível graças ao sistema Detecta. 
 
Segundo informações da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, por volta das 0h30 do último sábado (12), uma das câmeras capturou a placa de um veículo Renault Sandero na cor prata transitando na Estrada dos Fernandes, em direção ao centro da cidade. Ao cruzar a informação com a base de dados da Polícia Militar, o sistema alertou as autoridades locais que o veículo havia sido declarado como roubado. 
 
Com o alerta do Detecta, viaturas da GCM e da 1ª Companhia do 32º Batalhão da PM começaram a patrulhar a região buscando o veículo irregular. Uma das viaturas da Polícia Militar identificou o veículo, que começou a ser perseguido pela PM e GCM de Suzano, com o apoio das câmeras da Central de Segurança Integrada (CSI). 
 
Durante a tentativa de fuga, os ocupantes do Sandero abandonaram o veículo próximo ao viaduto do Rodoanel Governador Mário Covas, no limite com a cidade de Poá, e tentaram despistar as autoridades, embrenhando-se na mata. Ao final, dois ocupantes foram capturados pelas forças de segurança. Tanto o veículo roubado quanto os suspeitos foram apresentados no plantão do Distrito Policial Central para o prosseguimento do devido processo legal. 
 
A ação da Polícia Militar e da Guarda Civil de Suzano foi possível graças ao sistema que realiza a identificação automática da placa de veículos em mais de 30 pontos estratégicos, como nos limites com as cidades vizinhas da região e nas principais ruas e avenidas dentro da cidade.
 
O município também conta com a CSI, que possui mais de 76 câmeras instaladas em todo o território suzanense, além de uma equipe técnica que acompanha em tempo real toda e qualquer ocorrência, fazendo contato imediato com agentes em patrulhamento nos bairros e no centro.