Lance Livre

Lance Livre 31-12-2020

31 DEZ 2020 • POR Edgar Leite • 05h00
André Chiang
O secretário de Meio Ambiente de Suzano, André Chiang, recebeu os cumprimentos do Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil, representação do Governo de Taiwan em São Paulo, pela sua nomeação como chefe da pasta na gestão 2021/2024.
 
Carta assinada
Além dos parabéns, a carta assinada pelo diretor representante regional, Kuang Jong Fong, também manifesta o apoio e expectativa de intensificar a cooperação entre o escritório e a cidade de Suzano, bem como transmitiu as felicitações ao prefeito Rodrigo Ashiuchi pelo triunfo obtido na reeleição, quando recebeu 110.001 votos, sendo 77,8% dos votos válidos.
 
Maior participação da mulher  
na política 
As mulheres representam a maioria do eleitorado nacional. No Estado de São Paulo, são 52,49% dos votantes. 
 
Número de  
candidaturas
Apesar disso, tiveram o menor número de candidaturas nos municípios paulistas: 30.682 mulheres ante 61.557 candidatos homens, que disputaram os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, nas eleições de novembro. 
 
Índice
O índice de mulheres eleitas nas eleições municipais deste ano foi de 15,4%. Nas eleições de 2016, foi de 12,3%.
 
598 prefeitos
Dos 598 prefeitos eleitos em primeiro turno, 58 (9,69%) são mulheres. Em segundo turno, 16 pessoas venceram a disputa às Prefeituras, sendo duas mulheres. 
 
Lei das Eleições
Para tentar corrigir essas distorções, a Lei das Eleições determina que partidos reservem pelo menos 30% e no máximo 70% das candidaturas para cada sexo. A lei dos partidos políticos também determina o mesmo percentual para custeio de suas campanhas. 
 
Conduta
Apesar disso, existe o desafio de fiscalizar a conduta das agremiações, para evitar fraudes como as candidaturas laranjas, em que não há a efetiva participação feminina no processo eleitoral. O TRE-SP, por meio de seu Comitê de Participação Feminina e da Escola Judiciária Eleitoral Paulista (Ejep), tem promovido eventos e organizado campanhas.