Cidades

Redução do horário de funcionamento desagrada comerciantes

Com decreto estadual que vai mudar para a fase laranja o Alto Tietê, os donos de bares e restaurantes de Suzano se preparam para enfrentar rotina com novas restrições

23 JAN 2021 • POR Thiago Caetano - de Suzano • 18h00
Donos vão ter de se readaptar ao horário adotado ano passado - Regiane Bento/DS
Com decreto estadual que vai mudar para a fase laranja o Alto Tietê, os donos de bares e restaurantes de Suzano se preparam para enfrentar rotina com novas restrições. Os comerciantes entendem a necessidade, mas não são favoráveis com a necessidade de fechar os estabelecimentos às 20 horas. 
 
É o caso do gerente Charles Santos, que atua em um restaurante na Rua Tiradentes, no Centro. “É horrível para nós que trabalhamos no setor. Entendo que deve haver restrições, mas não fechar os estabelecimentos. Os prejuízos são incalculáveis”, opinou. 
 
Por conta da pandemia da Covid-19, o estabelecimento passou a funcionar até as 22 horas. Segundo o gerente, a redução gerou reclamações por parte de alguns clientes. Com a nova medida, o restaurante só funcionará por 4 horas. “Você vê trens e ônibus lotados e o governo decide fechar restaurante. É um absurdo”, critica. 
 
Marcelo Ferraz é proprietário de um bar e restaurante na Rua Baruel. Para ele, é preciso haver um equilíbrio entre os lados. “Tem o perigo de alguém se contaminar e o econômico. O que será de nós? Pagamos aluguel, impostos e funcionários, que dependem do comércio. É muito gasto”, falou.
 
Na visão do comerciante, o melhor caminho é reduzir o número de clientes, levando em consideração o tamanho do local. “A medida deveria ser diferente. Não deveriam determinar um horário de fechar e sim reduzir o número de clientes de acordo com o tamanho do estabelecimento”.
 
Para Davi Hirakawa, a decisão não afeta seu estabelecimento durante a semana. Contudo, o proprietário lamenta fechar o seu restaurante no final de semana. “No meio de semana não vai afetar, vamos continuar atuando normalmente. Porém, serão dois dias a mais que não iremos produzir nada. E isso prejudica”, explicou. 
 
Hirakawa conta que o movimento caiu em 80% durante a quarentena no ano passado e temeu encerrar as atividades. Segundo ele, os aluguéis dos meses em que ficou parado ainda estão atrasados. Para ele, o governo deveria ter adotado a medida antes. “Muita coisa seria evitada se tivessem tomado essa medida antes”, finalizou.
 
A medida foi anunciada na última sexta-feira (22) pelo governador de São Paulo João Doria (PSDB). Durante a semana, o Alto Tietê estará na fase laranja até às 20h. Não será permitido atendimento presencial em bares. Após esse horário, toda a região entra na fase vermelha. No fim de semana, durante todo o dia o Estado fica na fase vermelha.