Cidades

Pandemia mantém suspensos eventos da colônia japonesa

No ano passado, a tradicional Festa da Cerejeira teve que ser cancelada

23 JAN 2021 • POR Thiago Caetano - de Suzano • 18h08
Festa da Cerejeira é um dos eventos suspensos por conta da pandemia da Covid-19 - Arquivo/DS
Os eventos da colônia japonesa de Suzano continuam suspensos por causa da pandemia. A Associação Cultural Suzanense, o Bunkyo, está fechado para o público neste início de 2021. Somente após a virada do ano que a associação passou a realizar algumas atividades internas, mas que foram adaptadas por conta do período. 
 
No ano passado, a tradicional Festa da Cerejeira teve que ser cancelada. Em 2020, a festa chegaria na 35º edição. O evento costuma reunir muitas pessoas. Para 2021, o presidente da associação, Reinaldo Katsumata, aguarda a liberação da vacina para poder realizar a festa. 
 
“É uma festa tradicional, que costuma atrair bastante as pessoas. Por isso não pudemos realizar ano passado. Vamos aguardar até julho e se houver condições vamos realizar a festa esse ano”, disse Katsumata. 
 
O presidente explicou que a entidade não teve outra opção a não ser paralisar todas as atividades para o público. “Infelizmente a medida que tomamos foi paralisar todas as atividades que tínhamos na associação, como aula de língua de japonesa, tambores, aikido, kendô, gateball e outros esportes, que precisamos parar com os treinos”, disse o presidente da associação.
 
A paralisação trouxe um prejuízo financeiro para entidade. Segundo Katsumata, foi de aproximadamente R$ 300 mil reais. Apesar das dificuldades, a ajuda dos associados e dos colaboradores foi essencial para superar os obstáculos. “Dependemos dos associados, das receitas das festas, dos eventos para manter a associação. Pagar as despesas como água, luz, funcionário, IPTU, mas com a ajuda dos associados e colaboradores estamos conseguindo nos manter”. 
 
Neste início de ano, alguns departamentos retornaram com as atividades, como por exemplo, o gateball, um esporte coletivo que utiliza taco e bola e é praticado em quadras de terra e gramado. Normalmente, dez pessoas praticam o esporte. O número precisou ser reduzido para cinco pessoas, a fim de evitar aglomeração. As outras normas adotadas foram o uso de máscaras em funcionários e sócios, além do álcool em gel.