Meio Ambiente

Podas de adequação garantem crescimento saudável às arvores em Mogi

Trabalho é realizado durante todo o ano

27 JAN 2021 • POR de Mogi • 15h02
Podas de adequação garantem crescimento saudável às arvores em Mogi - Divulgação

A equipe de poda de árvores da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente está trabalhando em vários pontos da cidade para fazer a manutenção de espécies de grande porte. As chamadas podas de adequação proporcionam um crescimento mais saudável às árvores e garantem a segurança de motoristas e pedestres, evitando que galhos pesados venham a quebrar. O trabalho é realizado durante todo o ano, mas é mais importante durante o verão, quando as chuvas intensas aumentam a possibilidade de quedas.

Por dia, são realizada uma média de oito podas de adequação. Elas acontecem em geral às margens de ruas e avenidas com movimento intenso de veículos, onde existem árvores de grande porte com galhos que precisam ser cortados periodicamente. Com o passar do tempo, caminhões e ônibus podem começar a esbarrar nesses galhos, o que se torna mais perigoso com a chuva de verão.

A primeira etapa do trabalho consiste numa análise das condições fitossanitárias da árvores. Um engenheiro agrônomo da Secretaria do Verde é o responsável pelo serviço, que dá origem a um laudo técnico que indica as providências a serem tomadas – como o tipo de poda. Em seguida, a equipe de campo vai às ruas e executa o trabalho, que é feito com equipamentos modernos e que facilitam a execução.

Os funcionários contam com um caminhão equipado com cesto, onde é possível fazer a poda com total segurança, além de motoserras de pequeno porte com cabos prolongadores, que facilitam o acesso aos galhos mais altos. Nesta semana, por exemplo, e equipe realizou trabalhos de grande porte na rodovia Mogi-Guararema e na rotatória Kazuo Kimura, no Nova Mogilar.

Os cidadãos podem solicitar a análise e a poda de árvores pela Ouvidoria Municipal, no telefone 156, no aplicativo eOuve ou ainda pelo whatsapp 97133-1999.