Caderno D

Longa-metragem de Mogi é selecionado para o 8º Festival de Cinema de Caruaru

Considerada uma das mais importantes do Nordeste, a mostra de cinema ocorrerá em formato virtual entre os dias 15 e 30 de março

25 FEV 2021 • POR de Mogi • 13h02
Longa-metragem de Mogi é selecionado para o 8º Festival de Cinema de Caruaru - Divulgação/Caruaru

Serráqueos, o primeiro longa-metragem produzido com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC), foi selecionado para participar do Festival de Cinema de Caruaru, em Pernambuco, que ocorrerá entre os dias 15 e 30 de março.

Como medida de prevenção ao Covid-19, a mostra, que já está em sua oitava edição, ocorrerá virtualmente. Para conhecer à programação e assistir às exibições, basta acessar https://festivaldecaruaru.com.br/

"Logo na primeira inscrição, já ser selecionado para um Festival importante, ainda mais, com um tema tão ligado a nossa cidade, é motivo de grande orgulho. Prova de que o documentário Serráqueos trata de temáticas universais e poderá servir de exemplo para outras Regiões do país, principalmente, nas questões ambientais. Acredito que seja um dos primeiros longa-metragem da Região a participar de um festival em outro Estado", explica o cineasta Rodrigo Campos.

O filme mostra o impacto da serra – que conta com 5,2 mil hectares de fauna, flora e mananciais exuberantes – na vida de seus moradores, que utilizam seus recursos de forma sustentável, preservando as espécies endêmicas ameaçadas de extinção, como o sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita) e o bicudinho-do-brejo (Formicivora paludicola).

Serráqueos também narra a história de moradores que encontraram na Serra do Itapeti um refúgio para se reconectar à natureza, de gerações de famílias que lutam para preservar suas características e, também, de personagens emblemáticas como Dona Albertina e Paulinho do Alambique, falecidos durante a produção do documentário.

O documentário aborda, ainda, a ótica de pesquisadores, ativistas e outros especialistas que estudam a serra e colaboram com a elaboração de políticas públicas de preservação, como os professores Maria Santina, Eliseu Piacentin, Ricardo Sartorello e Marcos Grangeiro e Jefferson Leite.

Escolas da rede estadual receberão cópias de Serráqueos

Ao todo, 30 escolas da Redes Estadual de Ensino localizadas em Mogi das Cruzes, receberão cópias do documentário Serráqueos.

A ação, que ocorrerá ao longo do primeiro semestre, é fruto de uma parceria com o Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Mogi, visa ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a Serra do Itapeti e conscientizá-los sobre os serviços ambientais oferecidos pela serra, a importância da preservação e o sentimento de pertencimento.

As cópias farão parte do acervo permanente das instituições de ensino escolhidas pelo órgão público.

Contrapartida

Serráqueos é a primeira produção cinematográfica a ser financiada com recursos da Lei de Incentivo à Cultura de Mogi das Cruzes (LIC). A produção recebeu patrocínio da CS Brasil, JSL, Veran Supermercados, Colégio Santa Mônica, Província Carmelitana de Santo Elias, Colégio Gutenberg, Quasar Transporte e Logística e apoio de BTA Creative e Thor Drones. O filme deve ser exibido em sessões abertas ao público em Mogi e região, além de escolas e festivais de cinema. O projeto também contou com a realização de oficina cultural de Produção para Documentário.

Direção e roteiro de Rodrigo Campos, pesquisa e assistência de direção de Jamile Santana, produção de Renata Abreu, direção de fotografia de Lethicia Galo, assistência de fotografia de Adriano Lourijola, Alex Salti e Geraldo Arcanjo, filmagem aérea com drone de Thiago Secomandi e Orlando Junior, som e mixagem de Alandson Silva, trilha sonora supervisionada pelo maestro Allan Caetano, montagem de Denilson Nakajima, colorização de Marcelo Cosme, assistência de montagem de Leonardo Scavone e Rogerio de Freitas, imagens adicionais de Marcelo Cardoso, efeito visual de Felipe Paixão e Diana Santos, ilustração pôster e artes gráficas de Rico Ribeiro.

 

Assista ao teaser:

https://www.youtube.com/watch?v=2iKdSgD3GyQ

https://www.youtube.com/watch?v=gXn9tGZ5Rgg

https://www.youtube.com/watch?v=OnPfI95GQVA

 

Redes Sociais:

www.serraqueos.com.br

www.facebook.com/serraqueosdoc 

www.instagram.com/serraqueosdoc