Cidades

Suzano aguarda confirmação sobre suspeita de nova variante em cidade vizinha

Mulher atendida em Ribeirão Pires veio do Amazonas e foi detectada com Covid-19; cidades se preocupam

26 FEV 2021 • POR Daniel Marques - de Suzano • 23h10
Instituto Adolfo Lutz terá de fazer exames para comprovar caso - Governo do Estado de São Paulo
A Prefeitura de Suzano está acompanhando o caso de uma mulher que chegou do Amazonas a Ribeirão Pires, município vizinho, e foi detectada com o novo coronavírus (Covid-19). Há uma preocupação com a possibilidade de ela ter sido infectada com a nova cepa de Manaus.
 
A Prefeitura de Ribeirão Pires, cidade vizinha a Suzano e que fica no ABC Paulista, não trata o caso como provável caso de variante, mas aguarda confirmação.
 
A administração do município espera posicionamento do Instituto Adolfo Lutz. O órgão dará resposta sobre o caso da mulher, que já está até recuperada do vírus.
 
Mesmo assim, a Prefeitura de Suzano já está em alerta. 
 
Em nota, a administração suzanense informou que se for confirmada a nova variante em Ribeirão Pires e se houver contaminação oriunda desta cidade, questionará a pessoa se teve contato com alguém vindo de Manaus, capital do Amazonas.
 
"O objetivo é monitorar de forma intensiva se há anotação de alguma nova cepa e sua genotipagem que possa indicar mutação do novo coronavírus", informou a Secretaria de Saúde de Suzano.
 
Análise dos casos
 
A pasta disse ainda que está avaliando todos os resultados de exames que foram encaminhados pela cidade ao Adolfo Lutz, que é responsável por confirmar ou não os casos de coronavírus.
 
No documento, a Prefeitura aproveitou para reforçar os cuidados que devem ser adotados pela população, a fim de evitar que as pessoas sejam contaminadas com o novo coronavírus. 
 
Entre os cuidados estão o uso de máscara no rosto, aumento no distanciamento social e higienização constante das mãos.