Cidades

Revitalização da Praça Cidade das Flores completa dois anos

Após passar por renovação, espaço público de lazer e contemplação se tornou referência no Alto Tietê

27 FEV 2021 • POR De Suzano • 17h11
Após passar por renovação, espaço público de lazer e contemplação se tornou referência no Alto Tietê - Wanderley Costa/Secop Suzano

A revitalização da Praça Cidade das Flores completou dois anos neste mês. O local de lazer e contemplação, que fica na esquina da rua Baruel com a avenida Paulo Portela, na região central de Suzano, foi reinaugurado em 16 de fevereiro de 2019 e se tornou um dos principais pontos de encontro da população, com amplo espaço arborizado e Internet gratuita via wi-fi.

 

Durante cerca de três meses, a Praça Cidade das Flores recebeu serviços de requalificação dos espelhos d’água, rearborização, melhorias na iluminação, manutenções hidráulicas, instalação de novas bombas para as fontes e outros trabalhos. As obras no local foram responsáveis por dar uma nova identidade ao local e fortalecer o turismo. Por ter sido realizado por meio de contrapartida da empresa Integra Desenvolvimento Urbano Ltda., estimada em R$ 500 mil, o trabalho teve custo zero para o município.

 

O espaço conta com o painel “Amo Suzano”, doado pela empresa Suzano S.A e que já se tornou cartão postal da cidade, e a escultura metálica “Dama das Flores”, criada pelos escultores Lúcio e Rodrigo Bittencourt. O monumento ecológico remete às raízes de Suzano, conhecida como “Cidade das Flores”, por sua importância histórica no cenário de cultivo e exportação desses produtos.

 

Por meio de parcerias realizadas pela prefeitura, os cidadãos que passeiam pelo local também têm acesso à Internet gratuita por meio de uma rede wi-fi, a “Conecta Suzano”, colocada à disposição gratuitamente pela companhia Iveloz Telecom para todos os públicos. Com amplo espaço arborizado, preservado constantemente pela gestão pública, a praça oferece um ambiente seguro de conforto e lazer que atrai pessoas de toda a região.

 

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis José Vieira, explicou que a revitalização foi importante para aproximar e reconectar a população ao Paço Municipal, que fica logo ao lado do espaço de 18 mil metros quadrados. Ele ainda relembrou que a Praça Cidade das Flores teve reconhecimento internacional, pois, além de ter participado da Bienal de Arquitetura de São Paulo, foi premiada na Bienal de Arquitetura de Veneza, a maior do mundo no segmento.

 

Inaugurada em 2007 e considerada a maior praça do Alto Tietê, o espaço foi essencial para a transformação e a modernização do centro urbano de Suzano e proporciona à população momentos de tranquilidade e contato com a natureza em meio à correria do dia a dia.