Saúde

Telemedicina registra 2,9 mil atendimentos em 11 meses

Atendimento médico por videochamada é voltado para acolher pessoas com sintomas da Covid-19

2 MAR 2021 • POR de Suzano • 13h10
Telemedicina registra 2,9 mil atendimentos em 11 meses - Irineu Junior/Secop Suzano

O serviço de telemedicina, oferecido pela Prefeitura de Suzano, realizou 2,9 mil atendimentos em 11 meses de funcionamento. As consultas virtuais são realizadas por profissionais da rede pública de saúde e destinadas a pessoas com sintomas do novo coronavírus (Covid-19). A Central de Combate ao Coronavírus atende a população suzanense de forma gratuita por meio do número 0800-484-4001.

As consultas à distância foram implementadas em abril do ano passado, no início da pandemia da Covid-19, com o intuito de agilizar o atendimento ao público e minimizar os riscos de contaminação dos envolvidos, médicos e pacientes. Ao entrar em contato com a central, o cidadão passa por um processo de triagem, com pedido de informações como CPF e endereço. Em seguida, recebe um SMS com um link que a direciona para a videochamada com um médico.

Durante a consulta, o especialista fornece todo o atendimento adequado ao paciente e avalia a suspeita de contaminação, com orientações de isolamento para condições leves e encaminhamento ao serviço de saúde quando constatado quadro de risco. A telemedicina também realiza acompanhamento dos casos, portanto os cidadãos que estiverem com sintomas receberão mensagens a cada 48 horas para monitoramento de suas condições clínicas enquanto durarem seus períodos de isolamento.

Atualmente, 20 médicos estão integrados ao projeto, número que pode aumentar conforme a demanda. Os profissionais trabalham em sistema de rodízio ao longo do dia, das 8 às 20 horas. Este sistema permite, inclusive, que médicos com mais de 60 anos de idade, que estariam dispensados de atuar de forma presencial durante a pandemia, possam trabalhar de forma segura e eficaz.

De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas 2.930 consultas desde a implantação do serviço. Das pessoas que buscaram o atendimento virtual, 1.141 eram da faixa etária de 30 e 45 anos, o que representa a maioria dos acolhidos. Além disso, 634 tinham entre 45 e 60 anos; 599 tinham de 15 a 30 anos; 322 com idade de até 15 anos; e 244 atendimentos aos suzanenses com mais de 60 anos.

A pasta informou que os principais locais de Suzano a buscarem orientação por meio da plataforma virtual foram os bairros Cidade Miguel Badra; Cidade Boa Vista; Vila Urupês; Jardim Colorado e o centro da cidade.

Segundo o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, a telemedicina é uma inovação para o acolhimento médico e garante praticidade e segurança aos cidadãos. “Com a eficácia deste formato, evitamos que as pessoas se exponham ao risco de contágio e preservamos a saúde dos suzanenses. Esta é mais uma conquista da cidade na luta contra a Covid-19. Esperamos que, com o avanço da vacinação, possamos superar esta pandemia”, concluiu.

Em relatório atualizado, a Secretaria Municipal de Saúde informou que Suzano tem hoje 11.051 casos confirmados do novo coronavírus. Deste número, 378 pessoas morreram e 8.512 já se recuperaram. Mais de 11 mil cidadãos já foram vacinados na cidade. Para mais informações sobre a campanha de imunização no município e demais medidas de combate à pandemia da Covid-19, acesse o site https://www.suzano.sp.gov.br/web/