Editorial

Busca por novas vacinas

10 MAR 2021 • POR • 05h00
Com um certo atraso, o Brasil está em busca de vacinas. É um ponto importante para que se evite a escalada de novos casos e mortes por causa da Covid-19.
A competência e o processo para aquisição de vacinas já vêm sendo discutido por parte da Câmara dos Deputados.
Ontem, conforme reportagem da Agência Brasil, um dia depois de o Fórum Nacional de Governadores pedir explicações ao Ministério da Saúde sobre a redução do número de doses de vacinas para combater o novo coronavírus (Covid-19) previstas para março, os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), cobraram do ministro Eduardo Pazuello, que em 24 horas informe sobre o cronograma de vacinação apresentado aos senadores em sessão temática na Casa no dia 4.
É preciso deixar transparente todo esse processo e mostrar que é interesse do Governo Federal, que tem de coordenar as ações, buscar recursos para impedir o avanço dos casos e proteger as pessoas por meio da vacina.
A previsão era de que o ministério distribuísse em março - só da vacina Oxford-AstraZeneca, produzida na Fiocruz - 16,9 milhões de doses. Mas a quantidade caiu para 3,8 milhões. 
Nesta semana, depois de uma reunião na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, com governadores, o ministro da Saúde atribuiu o atraso a uma uma falha técnica em uma máquina de lacre da embalagem da vacina.
A celeridade neste caso é importante para garantir os imunizantes para os brasileiros, principalmente do grupo prioritário.
Em ofício enviado a Pazuello, Lira e Pacheco fizeram quatro perguntas ao ministro. (Leia mais no caderno de Nacional) Eles querem saber se o cronograma foi alterado e, em caso afirmativo, quais foram as razões para isso e quais os principais obstáculos enfrentados no momento para que o cronograma vigente seja cumprido.
Os parlamentares também querem saber se o ministério tem informações a respeito do cronograma de produção nacional de vacinas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan. Em caso afirmativo, quais seriam as datas para o envio de vacinas, pelas referidas instituições, ao Governo Federal.
Sobre a aquisição de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA), os parlamentares querem saber se há calendário para sua aquisição, por parte do Governo Federal, de outros países, e se há o risco de falta dessa matéria-prima, além dos maiores entraves para que a pasta faça a aquisição e importação do produto.
Considerando a urgência que nos impõe a pandemia ocasionada pela disseminação do vírus Sars-CoV-2 e a crescente taxa de óbitos por dia em decorrência da Covid-19, é preciso solicitar com urgência o encaminhamento de informações acima requeridas no prazo de 24 horas, a fim de que as Casas do Congresso Nacional possam adotar as providências cabíveis no combate à pandemia.