Região

Condemat amplia participação no Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

Municípios conquistaram cadeira titular no comitê e garantiram participação em todas as câmaras técnicas

9 ABR 2021 • POR da Região • 12h12
Condemat amplia participação no Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Divulgação

Oito municípios da região do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, conseguiram cadeira titular no Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBHAT) para a gestão 2021/2023, que terá como presidente o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi. Os municípios que terão participação direta no comitê com direito à voto são Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.

A eleição do colegiado regional e estratégico, corresponsável pela gestão dos recursos hídricos na Região Metropolitana do Estado, foi realizada hoje (8) e contou com a participação de representantes do Estado, Municípios e sociedade civil.

A representatividade da região também foi ampliada com a participação em todas as Câmaras Técnicas do Comitê – de Educação Ambiental, Gestão de Investimentos, Águas Subterrâneas, Monitoramento Hidrológico e Planejamento e Articulação.

O consórcio garantiu ainda a participação no Conselho Deliberativo da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT), por meio do município de Salesópolis e nos Conselhos Estaduais de Saneamento (CONESAN) e Recursos Hídricos (CRH), com a representação do município de Ferraz de Vasconcelos.

O prefeito de Salesópolis e membro do Conselho de Prefeitos do Condemat, Vanderlon Gomes, enalteceu a conquista da região com a maior representatividade já alcançada no comitê. “Essa é uma conquista histórica da nossa região que irá fortalecer as nossas demandas regionais e, sobretudo, dará celeridade ao projeto que visa à compensação financeira aos municípios produtores de água, umas das grandes lutas do Condemat”, disse.

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê é composto por representantes dos três níveis do poder público, além da sociedade civil, e abrange discussões em que são avaliados todos os desafios relacionados ao uso das águas das bacias hidrográficas e cumpre papel fundamental na elaboração das políticas para gestão da bacia.