Resultados

Mais de 2,6 mil toneladas de resíduos são removidas de rios e bueiros em Suzano

Equipes de zeladoria realizam 1,7 mil ações em 100 dias de trabalho

14 ABR 2021 • POR de Suzano • 14h30
Mais de 2,6 mil toneladas de resíduos são removidas de rios e bueiros em Suzano - Wanderley Costa/Secop Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, encerrou o primeiro trimestre de 2021 com a realização de 1.769 ações de zeladoria, como a limpeza de bueiros, limpeza das ruas e podas de árvores, superando a meta de atendimento estipulada para o período. Ao longo dos cem primeiros dias de serviços, as equipes também removeram 2.670 toneladas de resíduos de rios e bueiros da cidade, contribuindo pela melhor vazão de águas pluviais e assim prevenindo enchentes e alagamentos em Suzano.

De acordo com o levantamento, entre os meses de janeiro e março, foram 1.157 bueiros limpos, 98 tampas trocadas e 38 guias “chapéu” substituídas, além da reposição de 13 grades articuladas e nove tampas de poço de visita. Outras 11 guias passaram por rebaixamento e 41 árvores foram suprimidas. O balanço ainda aponta para 251 procedimentos de poda e 151 atendimentos a próprios públicos.

O trabalho resultou na remoção de 347 toneladas de resíduos dos bueiros e mais 2.323 toneladas de sedimentos presentes em valas e rios da cidade. Já a operação Cata-Treco e a vistoria em pontos viciados de descarte irregular de lixos e entulhos deixou um saldo de 3.095 toneladas de materiais recolhidos.

O secretário Samuel de Oliveira explicou que os resultados superaram as metas de trabalho estipuladas para o período. “Chegamos a realizar a média mensal de 386 bueiros limpos, enquanto a meta esperada era de pelo menos 167. Ou seja, conseguimos mais que o dobro. Esse tipo de resultado superior foi observado em todas as atividades desenvolvidas pela pasta que, mesmo durante a pandemia, seguiu com os trabalhos respeitando todas as medidas necessárias”, garantiu.

A extensão dos serviços também alcançou a marca de 800 metros de galerias reformadas, 23,3 quilômetros de desobstrução na rede de drenagem e mais 68 quilômetros de limpeza em valas e rios. Quanto à manutenção com serviços de nivelamento e cascalhamento de vias de terra, foram 135,5 quilômetros beneficiados em todo o município.

O prefeito Rodrigo Ashiuchi comemorou os resultados observados nesses cem primeiros dias de governo do novo mandato. “Nos últimos quatro anos deixamos um legado de cuidado e zeladoria com a cidade. Para mim, continuar mostrando resultados e fazendo a diferença na vida de tantas pessoas é o que me motiva a trabalhar e incentivar cada vez mais o crescimento da cidade. Agradeço o secretário e cada colaborador empenhado nestes serviços, não é tarefa fácil. Suzano não é perfeita, mas com determinação e vontade de fazer diferente conseguimos transformar o município em um lugar melhor de se viver, com mais qualidade de vida para todos”, concluiu.