Cidades

Meio Ambiente flagra descarte irregular no Jardim Monte Cristo

Veículo foi apreendido e suspeitos conduzidos à Delegacia Central de Polícia de Suzano

18 ABR 2021 • POR de Suzano • 09h04
Meio Ambiente flagra descarte irregular no Jardim Monte Cristo - Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente flagrou nesta semana mais um episódio de descarte irregular de entulhos e resíduos. Desta vez, a ocorrência foi verificada em uma área no Jardim Monte Cristo. A ação conjunta, em parceria com agentes do Departamento de Fiscalização de Posturas, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM) resultou na apreensão do veículo utilizado na atividade, bem como na condução do motorista e de demais suspeitos ao distrito policial para esclarecimentos sobre o caso.

De acordo com o chefe da pasta, André Chiang, a abordagem decorreu de uma denúncia levada ao Poder Público. “A Secretaria de Meio Ambiente está focada no combate a crimes ambientais de maior ou menor impacto. Toda atividade suspeita deve ser denunciada, se possível, com provas apresentadas. Neste caso, diante do flagrante, os envolvidos foram abordados e encaminhados para a unidade policial, onde todas as medidas cabíveis à situação foram aplicadas”, detalhou.

Para o secretário, o episódio demonstra a importância da participação popular no trabalho de fiscalização ambiental, uma vez que o zelo e cuidado com o meio ambiente é uma tarefa de todos os cidadãos. “Um dos principais objetivos da administração municipal tem sido o combate aos crimes ambientais, desde os casos de maus-tratos de animais até a movimentação ilegal de terras. Especificamente sobre o descarte irregular, temos o programa pioneiro ‘Caçamba Verde’, voltado ao gerenciamento e ao rastreamento de resíduos da construção civil na cidade. Além dos ecopontos espalhados pelo município, que em breve passará a contar com uma nova unidade e com a ampliação do atendimento aos sábados”, disse.

Vale ressaltar que neste mês de abril o serviço de fiscalização integrada realizada em parceria com a GCM, com o Departamento de Fiscalização de Posturas e com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação ganhou o “Sistema Integrado de Mapeamento Georreferenciado das Áreas em Monitoramento no Município de Suzano” como aliado, que apresenta um mapeamento digital com demarcações sobre as ocorrências ambientais já verificadas. 

O instrumento deverá guiar as equipes em operação, sinalizando os pontos de atenção de cada região. Desde o início do ano, as equipes já flagraram pelo menos três grandes ocorrências de crimes ambientais. A força-tarefa visa combater os casos de desmatamento, de descarte irregular de resíduos, de movimentação ilegal de terras e de outas situações semelhantes.

Ocorrências de descarte ilegal devem ser encaminhadas por meio do telefone da Ouvidoria Geral (0800 774 2007). Em casos de flagrante de crime ambiental, denúncias podem ser feitas diretamente à GCM, pelos telefones (11) 4745-2150 ou 153, e à Secretaria de Meio Ambiente, em (11) 4745-2055.