Cidades

Ferroviários vão receber vacina contra Covid-19 no dia 11 de maio

No entanto, categoria mantém greve para o dia 27 de abril. Ferroviários pedem o pagamento da PPR 2020

19 ABR 2021 • POR Thiago Caetano - de Suzano • 21h30
Ferroviários da região devem tomar a vacina em maio - Regiane Bento/DS
O Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana informou que a categoria receberá a vacinação contra a Covid-19 no dia 11 de maio. A vacinação dos ferroviários era uma das reivindicações da entidade que, mesmo assim, mantém a greve para o dia 27 de abril. A categoria cobra da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) o pagamento do PPR 2020. O pagamento deveria ter acontecido no dia 31 de março. No total, existe 8.000 funcionários no Estado. 
 
Segundo o presidente do sindicato, José Claudinei Messias, o governo fará o anúncio nesta terça-feira, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo Estadual. “Ficou decidido que a categoria receberá a vacina no dia 11 de maio. Todos operadores, do Metrô e da CPTM, receberão os imunizantes. Para os demais funcionários, a vacina será distribuída para quem tiver mais de 47 anos”, disse o presidente.
 
Messias entende que pode haver um colapso ainda maior e vê ferroviários em risco na pandemia, devido ao fato de estarem em contato com a população diariamente. “Todo dia mostra imagens das estações lotadas. O ferroviário está ali, fixo, todos os dias, expostos ao vírus e de suas variantes”, explicou. 
 
Apesar de ter conseguido a vacinação para a categoria, Messias diz que o sindicato mantém a greve. “Porém, a greve está mantida para o dia 27 de abril. Ainda não recebemos o pagamento da PPR 2020. Vamos continuar reivindicando”.
 
Ainda segundo Messias, o sindicato quer que todos os funcionários do setor sejam imunizados, sem restrições de idade. “O pleito agora é estender essa vacinação para todos e não apenas para quem está acima dos 47 anos”, finalizou. 
 
Greve
 
Caso a greve seja concretizada, pelo menos 164.539 passageiros do Alto Tietê serão afetados. A região possui 12 estações, sendo que Suzano atende 32.495 passageiros, seguido por Ferraz de Vasconcelos 23.841 e Itaquaquecetuba com 16.926.