Postos de trabalho

Região reforça ações com desafio de aumentar geração de emprego

Em Suzano, o projeto Suzano Mais Emprego é a principal ação voltada à colocação no mercado de trabalho

9 MAI 2021 • POR Lucas Lima - da região • 13h00
Cidades mantêm projetos, como o Suzano Mais Emprego - Mauricio Sordilli/Secop Suzano
As cidades do Alto Tietê reforçam os programas para geração de emprego e até mesmo oferecem cursos de capacitação para recolocação no mercado de trabalho.
 
Em Suzano, o projeto “Suzano Mais Emprego” é a principal ação da administração municipal voltada à colocação no mercado de trabalho, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego. A iniciativa é um elo de ligação entre a cidade e as empresas, que deixam à disposição as vagas abertas para divulgação nos meios de comunicação oficiais e também nos veículos de Imprensa. 
 
As vagas são anunciadas também em painéis fixados nas duas unidades do Centro Unificado de Serviços (Centrus), uma na área central e outra na região norte da cidade. As pessoas interessadas cadastram os currículos, por e-mail ou presencialmente, e a secretaria responsável avalia cada um deles. Caso atendam às características e aos critérios exigidos, os candidatos são encaminhados para entrevista.
 
A Prefeitura de Suzano informou que também promove capacitações com foco no aumento do nível de empregabilidade. Há cursos específicos para qualificação de mão de obra e orientações sobre como se preparar um currículo e como se comportar durante uma entrevista de emprego, por exemplo.
Além disso, há ainda capacitações gratuitas oferecidas por meio de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), como o programa “Empreenda Rápido”, voltadas tanto aos Microempreendedores Individuais (MEIs) como também para pessoas que querem abrir o próprio negócio.
Região
 
Com oferta de vagas, em Mogi das Cruzes existe o programa “Emprega Mogi”. Para se cadastrar, o interessado deve acessar a página (mogidascruzes.sp.gov.br/empregamogidigital) e fazer o procedimento de forma online. Já para quem já está inserido no programa, a orientação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento é para que verifique se os dados do seu currículo (cursos realizados, experiências profissionais anteriores etc.) estão atualizados e se as informações para contato (e-mail e telefone) estão corretas. Os candidatos cadastrados no Emprega Mogi Digital também têm acesso às vagas disponíveis no programa e podem, pelo sistema, demonstrar interesse em cargos existentes na lista. A partir disso, é feita uma análise pela equipe do programa Emprega Mogi e o candidato recebe um e-mail confirmando que está dentro do perfil. Em caso de aprovação, a empresa entrará em contato por telefone e e-mail para a realização do processo seletivo.
 
Além do serviço de encaminhamento ao mercado de trabalho, a Prefeitura de Mogi também oferece cursos de capacitação profissional à população, realiza o acompanhamento de empresas que desejam se instalar na cidade, faz as ações de inovação do Polo Digital, que favorecem o desenvolvimento de startups, disponibilizam a Sala do Empreendedor, que facilita e desburocratiza a abertura de empresas na cidade, e fazem a integração dos sistemas do Cadastro de Contribuinte Mobiliários (CCM) e da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). 
 
Em Ferraz de Vasconcelos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico informou que oferece cursos de capacitação, em parceria com o programa Empreenda Rápido. Nos últimos dias, a pasta divulgou cursos de fotografia, visagismo, elétricos, bem como cursos voltados para empreendedores com foco no aumento de vendas, por exemplo. Até o dia 4 de maio, a secretaria afirmou que está com inscrições abertas para os cursos de Higiene na Manipulação de Alimentos, Converta suas Vendas Criando uma Experiência de Compra e Venda Melhor com Técnicas Consultivas.
 
Em Poá, de acordo com a Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, este ano foi implantado o Sistema Empresa Fácil, que tem como objetivo facilitar e desburocratizar a abertura de novas empresas e assim atrair novos investidores e gerar emprego e renda. A Prefeitura disse que possui também uma parceria com o Sebrae, que oferta cursos gratuitos aos empreendedores e demais cidadãos e por consequência gera investimentos e novas oportunidades. Destaque para a elaboração de um projeto de lei, que está em andamento, para a implantação da frente de trabalho em Poá, que deve ser encaminhado para votação do Legislativo. Além disso, há o projeto de reforma da Praça de Eventos que irá abrigar uma feira noturna e assim atrair novos investidores para o município. A ideia é seguir com a feira diurna na Praça da Bíblia e adotar a feira noturna na Praça de Eventos.
 
Já em Itaquaquecetuba, a Prefeitura lançou há pouco mais de três meses a ferramenta “Itaquá Mais Emprego”. Segundo o Executivo, por meio do programa é possível acelerar o processo de captação e oferta de vagas ao cidadão. “Consiste na abertura de departamento segmentado para atendimento das demandas de oferta e procura de vagas, disponibilidade de servidores focados especificamente neste atendimento, criação de sistema virtual simplificado específico e busca ativa das ‘oportunidades’, diretamente com os empresários e parceiros da cidade ou região”, informou em nota.
Em Guararema, a Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico lançou em março o programa “Avança Mais Guararema”. O município oferece aos participantes a oportunidade de qualificação profissional e também um auxílio mensal no valor de R$ 600. As pessoas contempladas pelo programa têm um contrato de seis meses, podendo ser prorrogado até o dia 31 de dezembro de 2021.