Empoderamento

Debate sobre a 'Metanoia' marca 10ª aula das Promotoras Legais

Reflexão sobre a profundidade das transições na vida das mulheres adultas norteou o encontro ministrado por Janete Figueira

11 MAI 2021 • POR de Suzano • 17h00
Debate sobre a 'Metanoia' marca 10ª aula das Promotoras Legais - Irineu Junior/Secop Suzano

A décima aula do curso de Promotoras Legais Populares, realizado pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), traz como temática “Metanoia: meia-idade” para as mais de 300 alunas. O conteúdo foi disponibilizado nesta terça-feira (11), no canal “TV Prefeitura de Suzano”, no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).

Durante a explanação, a assistente social e gerontóloga Janete Figueira pôde aprofundar assuntos sobre a complexidade da fase de transição da meia-idade feminina, quando a mulher passa a ter um novo entendimento sobre si e sobre suas vontades. “A metanoia é um momento delicado, quando muitas mulheres não conseguem se encontrar. Muitas entram em quadros de depressão e sentem essa transição de maneira muito intensa. As formas de compreender esse período variam de cada uma, como um processo de redescobrimento próprio” detalhou.

Arteterapeuta junguiana e estudante de Políticas Públicas e Projeto social, Janete destaca que essa fase é normalmente enfrentada entre os 35 e 50 anos e é muito ligada ao entendimento da “crise de meia-idade”. A especialista ressalta que nesse momento as mulheres enfrentam a chamada “Jornada do herói”, quando se colocam como protagonistas para descobrirem seu lugar de pertencimento.

Segundo a dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, ter esse diálogo com as mulheres é fundamental para elas reconhecerem essas transformações que enfrentam e compreender que essa não é uma jornada solo. “Descobrir o seu lugar e passar por toda essa metamorfose é um momento complexo e cheio de desafios. Trazer esse assunto para um debate público e amplo ajuda mulheres a entenderem transformações que elas acreditavam estar passando sozinhas. A caminhada fica muito mais fácil quando temos apoio”, destacou.

Na prática

Para a aluna e enfermeira Kerli Bozzani, de 53 anos, o curso trouxe conteúdos relevantes e de engajamento. “Em uma das aulas, vi que vários exemplos eram iguais a atitudes que um conhecido tinha com uma amiga minha. Liguei para ela na hora para orientação. Esse é o nosso papel: eu aprendi no curso e estou passando na prática para mulheres do meu cotidiano, para minhas amigas”, frisou.

Kerli, que é moradora da Vila Urupês, afirmou ainda que é imprescindível o conteúdo ficar disponível para acesso a qualquer momento, já que muitas vezes está no trabalho quando as aulas são liberadas. “Essa praticidade é muito positiva, já que só consigo assistir às aulas depois do expediente. Sempre coloco um feedback no e-mail das PLPs e, até o momento, adorei todas as aulas. As minhas favoritas foram sobre ‘O Direito das Mulheres e das Famílias’ e ‘Direito do consumidor’”, finaliza.

As alunas seguirão no curso até o mês de novembro. As videoaulas são liberadas semanalmente, sempre às terças-feiras, entre 17 e 18 horas, no canal oficial do Poder Executivo municipal no Youtube: “TV Prefeitura de Suzano”.